Alunas de Nutrição são as vencedoras do III Top Prêmio Graduando Gendric 2010

Alunas do 8&ordm, semestre do curso de Nutrição, Natália Manzatti Machado Alencar, Renata Lara Taralo e Bruna Gabrielle dos Santos Rullo foram as vencedoras do III Top Prêmio Graduando Gendric 2010, com o trabalho “Desenvolvimento de iogurte probiótico adicionado da biomassa de banana verde”. O estudo, que teve início como projeto de Iniciação Científica, sob a orientação da professora doutora Elizabete Lourenço da Costa, tornou-se o Trabalho de Conclusão de Curso das acadêmicas e será apresentado no final deste ano.

 

O objetivo da pesquisa foi desenvolver um iogurte probiótico adicionado de biomassa de banana verde. As alunas argumentam que os iogurtes probióticos modulam a atividade metabólica da microbiota intestinal e diminuem o aparecimento de doenças. As cepas probióticas apresentam maior crescimento quando associadas a prebióticos. No caso da biomassa de banana verde, o amido resistente é considerado um prebiótico.

 

As análises da pesquisa, que teve início em 2009, foram realizadas em laboratórios da UniSantos e com apoio do Hexalab.  Entre eles, foram investigadas a determinação de amido resistente, fibras totais e composição centesimal, determinação de acidez, análise sensorial e análises microbiológicas.

 

As alunas concluíram que os iogurtes apresentaram características nutricionais, físico-químicas e microbiológicas adequadas, mas devem ser produzidos por indústrias que já atuam neste ramo como forma de barateá-los.

 

Prêmio

 O Top Prêmio Gendic Graduando foi instituído em 2007 pela Ong Grupo de Estudos de Nutricionistas de Campinas e Região, com o objetivo de incentivar a pesquisa entre os estudantes de Nutrição.

Para participar, os trabalhos devem estar voltados para temas atuais  que representem inovação para sua área de aplicabilidade.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!