Formada em Arquitetura recebe Menção Honrosa no concurso nacional Ópera Prima

projeto-fiama
Pesquisa foi realizada em região de
assentamento informal no Guarujá

Com o projeto “[À] Margem”, Fiama Evangelista da Costa, formada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, recebeu o prêmio Menção Honrosa no 26º Ópera Prima – Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Sob orientação do professor mestre José Maria de Macedo Filho, o trabalho concorreu com 380 inscritos de todo o País e ficou entre os 25 melhores projetos do Brasil e entre os 5 da Região São Paulo, sendo o único da Região Metropolitana da Baixada Santista.

 

O estudo analisou uma área de assentamento informal sob influência da zona portuária, que fica no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, e é conhecida como Favela da Prainha. A pesquisa diagnosticou problemas relacionados ao saneamento precário, à moradia em área de risco e o transpasse de linha férrea, propondo construir uma nova margem. O projeto apresenta um programa misto, prevendo habitação para reassentamento das cerca de 1,5 mil famílias do local, comércio, serviços, esporte, lazer, torre corporativa, modais coletivos e ciclovias.

 

ÓPERA PRIMA – Tradicional e um dos mais importantes prêmios para estudantes de Arquitetura do Brasil, o Ópera Prima é um concurso nacional de trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Para figurar entre os 25 autores premiados na 26ª edição, que reuniu Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados em 2014, Fiama passou por etapas regionais e nacionais, concorrendo com mais de 7 mil formados em Arquitetura e Urbanismo neste ano.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!