EXTENSÃO – Pesquisadores do projeto “Alimentação Saudável” realizam primeiras entrevistas na praia

Nesta etapa do projeto, estudantes e docentes estão entrevistando ambulantes e frequentadores da praia

Docentes, pesquisadores e estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS realizaram, no último final de semana (dias 15 e 16), as primeiras entrevistas in loco, com ambulantes e frequentadores, para o projeto “Alimentação Saudável”. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarujá, o projeto, que é realizado na Praia das Pitangueiras, tem o objetivo de atender aos requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde.

Francisco de Oliveira, um dos comerciantes que participam, e sua equipe de trabalho

Nesta primeira etapa, os docentes e estudantes estão entrevistando frequentadores da praia, turistas e moradores da cidade, para conhecer os hábitos alimentares. Já com os ambulantes, a meta é conhecer os cardápios e as condições de trabalho que os comerciantes possuem. Na sequência, serão oferecidos cursos de formação para preparação de alimentos saudáveis, além de ações de educação alimentar, ambiental e de sustentabilidade.

PESQUISA – Docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia e integrante do grupo, a professora doutora Rosângela Bampa Schattan destacou a dedicação e o amor com que os ambulantes atuam, além de salientar a receptividade que tiveram com os pesquisadores. “Eles têm muito orgulho do que fazem. Os ambulantes nos atenderam super bem, gostaram do projeto e colaboraram com a pesquisa”, explicou. Com relação aos frequentadores, muitos quiseram mais informações sobre o projeto e aprovaram. “Eles pensam que nós podemos melhorar a alimentação e agradecem. Já temos algumas sinalizações, mas são analises iniciais. Divulgaremos posteriormente”, concluiu.

Gabriele de Sousa

Para Gabriele Conceição Pereira de Sousa, estudante do 5º semestre de Nutrição, a experiência está sendo muito enriquecedora. “Essa é minha primeira experiência na Iniciação Científica. Acho muito importante esse projeto, porque agrega no nosso currículo e a pesquisa nos dá uma base para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, comentou.

Francisco de Oliveira

Atuando na praia há 35 anos, Francisco Barros de Oliveira, proprietário da Barraca do Chicão, aprova a realização do projeto. Apesar da experiência de anos de atuação e de conhecer os gostos de sua clientela, o comerciante diz que todo profissional tem que estar sempre buscando aprimorar o seu serviço. “É uma boa essa parceria, porque nós precisamos cada vez mais melhorar. Se tem pessoas por trás disso que tem mais conhecimento que a gente, é bom que eles passem isso para nós”, explicou.

PROJETO – Realizado em parceria com o poder público de Guarujá, o projeto está em conformidade com a política de segurança alimentar e nutricional, de acordo com o Guia Alimentar e Nutricional Brasileiro. As novas receitas que serão sugeridas aos ambulantes incentivarão o aproveitamento total dos alimentos e consequentemente à redução de resíduos sólidos. Assim, o projeto atenderá políticas de sustentabilidade e segurança alimentar e estará alinhado ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, de Guarujá.