ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Cursos de Gastronomia e Nutrição promovem ação educativa em praia de Guarujá  

Projeto será realizado com frequentadores e ambulantes da Praia de Pitangueiras

Com o objetivo de atender aos requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, a UNISANTOS e a Prefeitura Municipal de Guarujá irão desenvolver o projeto “Alimentação Saudável”, no início do próximo ano, na Praia das Pitangueiras. Ambulantes e frequentadores da praia fazem parte da ação que envolve docentes, pesquisadores e acadêmicos dos cursos de Gastronomia e Nutrição.

 

A pesquisa terá início com os frequentadores, turistas e moradores da cidade, para conhecer os hábitos alimentares. Na sequência, serão conhecidos os cardápios oferecidos pelos ambulantes e serão oferecidos cursos de formação para preparação de alimentos saudáveis, além de ações de educação alimentar, ambiental e de sustentabilidade.

 

Orientação visa também evitar frituras nos carrinhos de praia

O projeto está em conformidade com a política de segurança alimentar e nutricional, de acordo com o Guia Alimentar e Nutricional Brasileiro. As novas receitas que serão sugeridas aos ambulantes incentivarão para o aproveitamento total dos alimentos e consequentemente à redução de resíduos sólidos. Assim, o projeto atenderá políticas de sustentabilidade e segurança alimentar e estará alinhado ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, de Guarujá.

 

EDUCAÇÃO – Por meio de workshops e oficinas no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, os docentes irão preparar os ambulantes para o preparo dos alimentos e técnicas de cocção que permitem preservar o valor nutricional e o sabor dos alimentos, bem como boas práticas de manipulação. Sem contar com ações visando as boas práticas de higienização e de educação ambiental para o descarte correto de resíduos.

 

 

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!