Parceria firmada com o Instituto Pólis visa desenvolvimento sustentável da região

convenio-instituto-polis
Reitor Marcos Medina e Nelson Saule durante assinatura do convênio

Contribuir com estudos, avaliações e diagnósticos sobre os impactos em relação aos processos de urbanização, na perspectiva do desenvolvimento sustentável na Região Metropolitana da Baixada Santista. Este é um dos objetivos do acordo de cooperação técnica e científica assinado, ontem (3), entre a UNISANTOS e o Instituto Pólis. Parceira do projeto Observatório Litoral Sustentável, desenvolvido pela Organização Não Governamental e que conta com a atuação de docentes da área de arquitetura e urbanismo, agora, por meio do convênio, a Universidade amplia a sua participação com a perspectiva de novos projetos.

Coordenador geral do Instituto Pólis, que tem atuação em níveis nacional e internacional, o professor doutor Nelson Saule Júnior considerou que a parceria, a primeira com uma instituição de ensino da região, é muito importante para os estudos sobre o planejamento territorial. “A Universidade irá contribuir muito para avaliar as áreas que foram colocadas na agenda [do Observatório Litoral Sustentável] como prioritárias, como a regularização fundiária, saneamento, resíduos, mobilidade e turismo sustentável, entre outras”. Para o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, a parceria amplia a participação da UNISANTOS, que já é espaço para realização das reuniões que discutem os temas que integram a agenda de desenvolvimento sustentável. Ele também ressaltou o trabalho da professora doutora Mônica Antonia Viana, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que atua na ONG como consultora, e considerou que com a parceria outras áreas do conhecimento na instituição também poderão participar de novos projetos.

Participaram do ato de assinatura a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), professora doutora Adriana Florentino de Souza; o diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia, professor doutor Cléber Ferrão Corrêa; o coordenador da Assessoria de Relações Institucionais, professor doutor Cesar Bargo Peres; e a secretária executiva do Instituto Pólis, Stacy Torres.

Litoral Sustentável – O projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social tem os seguintes objetivos principais: Fomentar o desenvolvimento regional sustentável em municípios do litoral de São Paulo para propiciar melhores condições de vida para toda a população de forma equilibrada com o meio ambiente; contribuir para o planejamento integrado das políticas públicas por meio de programas municipais e de um programa regional de desenvolvimento, com ações, projetos e metas de médio e longo prazo; e avaliar os impactos socioambientais no litoral paulista dos projetos econômicos previstos ou em andamento na região e da afluência de novas pessoas.