50 ANOS – Curso de Relações Públicas promove eventos para discutir a profissão e o mercado de trabalho

Estudantes, docentes e profissionais participaram da palestra “Gamificação de eventos”

Com o objetivo de refletir sobre o papel do relações-públicas nas mais diversas áreas de atuação, o curso de Relações Públicas promoveu dois eventos nesta semana que integraram a programação em comemoração aos seus 50 anos de criação. Com a participação de estudantes, docentes e profissionais, as atividades abordaram o mercado de eventos de games e a importância do Conselho Regional de Relações Públicas (CONRERP).

Graduado em Relações Públicas, mestre em Comunicação, consultor de marketing e streamer de jogos na plataforma Twitch, o professor Raffael Martins fez, no dia 17, a palestra “Gamificação de eventos”. Ao lembrar que a indústria dos games é a que mais fatura na área do entretenimento, alertou aos futuros profissionais que é preciso buscar novas áreas de atuação, sendo que a gamificação como estratégia pode fortalecer o mercado e a profissão do relações-públicas, de maneira inovadora e criativa.

Com experiência em gerência de marketing, ele disse que é possível criar um processo estratégico de comunicação dentro da temática gamer, aplicando mecânicas de jogos em diversas áreas como, negócios, saúde e vida social. Lembrou que é possível utilizar essa ferramenta para ensinar ações de responsabilidade social, explicando um processo de produção de uma organização; para fortalecer a imagem de uma marca; para facilitar a comunicação interna e externa de uma empresa, aproximando as pessoas e criando um ambiente mais agradável, ou até mesmo para criar um relacionamento com seus stakeholders. “O jogo não é transformador, mas catalisador. O jogo na atividade do relações-públicas é mais uma ferramenta para se considerar dentro das nossas estratégias, de todo o nosso cardápio de possibilidades para gerenciar imagem e reputação”.

CONRERP é parceiro da UNISANTOS em diferentes projetos

CONRERP – “Memória e Responsabilidade Histórica do Conselho Regional de Relações Públicas (CONRERP) da 2ª região” foi o tema do encontro, no dia 18, com a presidente do Conselho que engloba os estados de São Paulo e Paraná, Marilisa Timoteo Bertolin.

No CONRERP desde 2015, a relações-públicas comentou sobre fatos históricos desde a criação do órgão, há mais de 40 ano, até os tradicionais concursos promovidos para os estudantes e profissionais da área. Responsável por instalar a Delegacia Regional, que funciona na UNISANTOS, desde 2018, a palestrante fez questão de ressaltar que o Conselho e o curso da instituição são co-irmãs e que um dos maiores desafios da instituição é preservar a história da profissão no País.

Apesar da pandemia, o CONRERP manteve seu trabalho e vem realizando uma série de ações. De acordo com a palestrante, as tradicionais lives vêm sendo promovidas nas páginas do Conselho, assim como uma plataforma para divulgação de trabalhos acadêmicos no site da instituição. “Essa plataforma criada no site do CONRERP foi elaborada para divulgar as pesquisas realizadas pelos estudantes de relações-públicas da região”.