RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Pesquisadores discutem sobre as novas perspectivas da diplomacia brasileira e do Itamaraty

Evento debateu o papel do Itamaraty e sua atuação nas relações internacionais do País

“Repensando o papel do Itamaraty: Novas Abordagens sobre a Diplomacia Brasileira” foi o tema da mesa-redonda realizada no dia 7 de outubro, durante a  XI Semana de Relações Internacionais da UNISANTOS. O  objetivo foi discutir o papel do Itamaraty e sua atuação nas relações internacionais do País.

Para discutir  o tema, participaram  como debatedores a docente  da UNISANTOS, a professora mestre Alessandra Beber Castilho; o professor assistente da King’s College London, Felipe Bernardo Estre; a egressa do curso de Relações Internacionais, Gabrielly Almeida Santos do Amparo; e a mestranda em Relações Internacionais, Luah Batina Tomás.

Doutoranda em Relações Internacionais, a professora Alessandra Castilho destacou que a diplomacia brasileira nunca vai de fato representar um verdadeiro interesse nacional. Ela ainda ressaltou sobre a dificuldade do concurso do Itamaraty e da sua redemocratização ao longo do tempo.

Apresentando a história do Itamaraty e o importante papel do diplomata Oswaldo Aranha na diplomacia brasileira, a pesquisadora Luah Tomas comentou sobre o importante papel das mulheres  no órgão, com destaque na política externa nacional.

Doutora em Economia Política Mundial, Gabrielly Almeida ressaltou que a política externa é uma política externa e que nos últimos anos ela passou por uma enorme mudança. A egressa do curso da Universidade também disse que a ideia de que o Itamaraty é algo individual é mentirosa, já que ele tem influência de alguns blocos do poder.

Coordenador do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu  em Direito da Universidade, o professor doutor Fabiano Lourenço de Menezes foi o responsável por mediar o encontro que contou com a participação de estudantes, docentes e pesquisadores da instituição.