MESA-REDONDA – Mundo do Trabalho é tema de debate na XI Semana de Relações Internacionais

Professores Alexandre Homenko Neto e Natalia Fingermann.

Com objetivo de debater sobre as relações de trabalho e o desenvolvimento do capitalismo, com base nos filmes “Classe Operária vai ao Paraíso”, “Ou Tudo ou Nada” e “Você não estava aqui”, foi realizada, no dia 6 de outubro,  a mesa-redonda “O Mundo do Trabalho”. O evento fez parte da XI Semana de Relações Internacionais da UNISANTOS, e contou com a presença de docentes e estudantes do curso da Universidade.

Para falar sobre o tema, o encontro teve como palestrante o professor doutor Alexandre Homenko Neto, e contou com a mediação da docente do curso de Relações Internacionais da Universidade e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas (Ipeci), a professora doutora Natalia Noschese Fingermann.

Egresso do curso de Administração da UNISANTOS, o convidado destacou que o Mundo do trabalho é algo que remete à globalização e que não é possível descolar todas transformações que vêm ocorrendo nesse setor. Em uma breve  explicação sobre cada filme, o doutor em Administração fez uma associação sobre os fatos marcantes que influenciaram a história de cada obra. Ele ainda ressaltou que a lógica da meritocracia é algo inexistente e que somos um país de consumo que se baseia numa sociedade de crédito e endividamento. “Não podemos esquecer que temos uma casta do consumo e precisamos entender que as pessoas consomem achando que pertencem a uma classe, e através disso começa a alienação”.