Mesa-redonda debate a reforma trabalhista, as novas relações de trabalho e os desafios na pandemia de Covid-19

Influência da pandemia nas relações de trabalho foi um dos focos do encontro

Debater as novas relações de trabalho que vêm acontecendo na pandemia de Covid-19 e de que forma o Direito do Trabalho interfere nessa situação fizeram parte da mesa-redonda “Perspectivas e Desafios em Direito do Trabalho: Reforma Trabalhista e Novas Relações de Trabalho”, no dia 26 de agosto, durante a 67ª edição da Semana Jurídica da Faculdade de Direito da UNISANTOS.

Presidente da comissão de Direito do Trabalho da OAB, Jorge Castelo

O evento contou com a presença dos professores doutores Jorge Pinheiro Castelo e Lorena Vasconcelos Porto, e com a mediação da docente do curso de Direito da UNISANTOS, a professora doutora Lilian Muniz Bakhos.

Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Lorena Porto

Acreditando que durante essa pandemia da Covid-19 seria necessária uma regulamentação maior, o presidente da comissão de Direito do Trabalho da Organização dos Advogados do Brasil (OAB), Jorge Castelo, disse que o Direito do Trabalho é um instrumento de inclusão e quando ele é atacado a democracia é ferida. “O Direito do trabalho está inserido como direitos fundamentais da Constituição”.

Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MP), Lorena Porto, que é doutora em Autonomia Individual e Autonomia Coletiva pela Universidade de Roma, comentou que é preciso estar atento como as formas de trabalho evoluíram ao longo do tempo até chegar às plataformas digitais. Também chamou a atenção dos estudantes de que é preciso conhecer mais sobre a subordinação jurídica que está ligada a este tema.