Mediação, conciliação e arbitragem são discutidas na Semana Jurídica

Docentes falaram sobre meios alternativos de solução de conflitos

Meios alternativos de conciliação e a importância do advogado como defensor da paz social e pacificador fizeram parte das discussões durante o webinar “As carreiras na mediação, conciliação e arbitragem”. Com a participação da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Maria Cristina Zucchi, ele ocorreu, no dia 24 de agosto, durante a 67ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito da UNISANTOS.

Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, Zucchi contou sobre os tempos em que cursava seu Mestrado em Direito Constitucional Comparado, pela Universidade de Samford, na Flórida, onde teve o privilégio de conhecer os meios alternativos de soluções de conflitos e como esses meios funcionavam no país. No Brasil, ela coordena o curso de Capacitação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores, no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). “Esses meios são ferramentas maravilhosas que permitem o aprimoramento da advocacia e a profissão exige uma atualização diária e constante”.

Com interatividade dos participantes, a desembargadora explicou os conceitos desses meios alternativos e a importância da especialização nessas áreas, visto que o acúmulo de processos no judiciário brasileiro é resultado de uma sociedade litigante. Sobre essa situação, ela comparou o que ocorre em outros países, como o Japão, que diferentemente do Brasil, considera desonra levar um processo ao judiciário.

O evento contou com a participação da docente da Faculdade de Direito, a professora doutora Adriana Machado Yaghsisian.