FÓRUM – Especialistas debatem sobre a situação dos Recursos Hídricos da Baixada Santista

Maria Luiza Granziera, Cláudia Lamparelli, Rui Brasil Assis e Samuel Barrêto

Com objetivo de debater sobre a situação dos recursos hídricos, a implementação da sua política e a qualidade da água e os problemas enfrentados na Baixada Santista, foi realizada, no dia 4 de novembro, a mesa-redonda “Situação dos Recursos Hídricos da Baixada Santista”. O evento fez parte da programação do VI Congresso Internacional de Direito Ambiental Internacional e o I Fórum de Políticas Públicas Sobre Recursos Hídricos, promovidos pela UNISANTOS. 

 

Participaram da mesa de debates a gerente do Setor de Águas Litorâneas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Cláudia Conde Lamparelli, o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Energia e Recursos Hídricos, Rui Brasil Assis e o manager da The Nature Conservancy Brazil, Samuel Roiphe Barrêto. Já a mediação da palestra foi realizada pela docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da instituição, a professora doutora Maria Luiza Machado Granziera.

 

Destacando os monitoramentos executados nas águas de Santos pela CETESB, a doutora em Saúde Pública, Cláudia Lamparelli, comentou sobre a qualidade das águas na Baía de Santos e de toda legislação e gestão ambiental do local. Além disso, ela também ressaltou a respeito da balneabilidade das praias paulistas e as políticas de recursos hídricos e saneamento básico.

 

O coordenador de Recursos Hídricos, Rui Assis, falou sobre os 30 anos da Lei de Recursos Hídricos e o trabalho realizado no Estado de São Paulo. O palestrante ainda concluiu que os esforços realizados na atualidade não são suficientes. 

 

Na visão de Samuel Barrêto, a governança e a liderança são caminhos para superar todas as questões que vêm atrapalhando as bacias hidrográficas. Segundo o convidado, a recuperação é o caminho para promoção do  bem-estar social e evitar mais transtornos para a população. Ele ainda fez questão de ressaltar que outro problema que irá se transformar no maior desafio do mundo são as mudanças climáticas.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!