CONGRESSO DE SAÚDE – Projeto de extensão da UNISANTOS, Clínica Integrada de Saúde é apresentada durante evento

Professores envolvidos no projeto falaram sobre funcionamento da Clínica Integrada de Saúde

Um painel sobre o projeto de extensão da Clínica Integrada de Saúde da UNISANTOS reuniu os coordenadores das áreas que integram o serviço oferecido pela instituição a toda a comunidade da Região Metropolitana da Baixada Santista. O evento, no dia 29, integrou a programação do III Congresso Multidisciplinar de Saúde da Baixada Santista e possibilitou o conhecimento sobre o trabalho realizado pelo Núcleo de Farmácia Clínica, Ambulatório de Nutrição, Clínica-Escola de Psicologia e Ambulatório de Enfermagem.

Coordenador do curso de Enfermagem, o professor mestre Moisés Felipe Pereira Gomes de Luna comentou que o trabalho realizado no Ambulatório de Enfermagem abrange tanto a formação profissional do estudante como a área de pesquisa. Segundo ele, essa transmissão de conteúdo e diálogo realizado com a sociedade cumpre o papel da instituição com a sua comunidade. “Saúde é um bem que se adquire com a ciência e as suas áreas de saber, por isso é imprescindível termos um acompanhamento multidisciplinar desse indivíduo”.

Destacando a atividade pioneira do Ambulatório de Nutrição da instituição na região, o coordenador do curso, professor doutor Cezar Henrique Azevedo, comentou o ganho para o estudante que atua na  clínica. “A ideia da clínica é fazer uma integração entre as áreas e isso faz com que os nossos alunos comecem a pensar de forma integrada e multidisciplinar”, explicou.

Responsável pelo Núcleo de Farmácia Clínica, a professora mestre Carla Belmonte Lanza disse que a ideia de trazer a Farmácia para esse trabalho integrado aconteceu devido ao desenvolvimento da  área. Durante a mesa, ela apresentou o trabalho realizado com os alunos e o tipo de pacientes atendidos, além de ressaltar a importância desse projeto. “Entendo que a prática junto com a teoria melhora o seu aprendizado, e os alunos devem aproveitar essa oportunidade para construir um conhecimento ainda maior”.

Docente do curso de Psicologia, a professora doutora Thalita Lacerda Nobre ressaltou que vivemos um momento em que a ciência e a saúde se tornaram extremamente importantes, e isso vai ao encontro do trabalho  da Clínica Integrada que proporciona diversas possibilidades aos alunos.