CIÊNCIA – Estudantes do ensino médio e técnico discutem questões ambientais de forma multidisciplinar no encerramento do subprograma Expedição Científica

Problemas ambientais da Baixada Santista foram tema da oficina final

Mostrando que química, cartografia e biologia podem ser temas confluentes quando o assunto é pesquisa, a oficina de encerramento do subprograma Expedição Científica para o Ensino Médio, realizada no dia 2 de junho, teve uma abordagem multidisciplinar sobre os problemas ambientais da Região Metropolitana da Baixada Santista. Voltada para os estudantes do 3º ano do ensino médio e técnico das escolas conveniadas com a UNISANTOS, a oficina foi realizada de maneira remota, por conta da pandemia da Covid-19.

Com uma série de pesquisas nas áreas de corrosão de metais, informações espaciais, biomassa de materiais, análises biológicas, entre outros pontos, os integrantes do Observatório da Água e do Comitê de Iniciação Científica (COIC), ambos da UNISANTOS, os professores doutor Mauricio Marques Pinto da Silva, mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba e mestre Jhonnes Alberto Vaz foram os responsáveis pela oficina.

Juntos, os pesquisadores  realizaram uma abordagem sobre os problemas ambientais da região e destacaram a atuação das suas respectivas áreas e de todas as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da Universidade.

Mariana dos Santos

EXPERIÊNCIA – Da ETEC Praia Grande, Mariana Barbosa dos Santos classificou o Expedição como surpreendente. Ela comentou que a atividade proporcionou novos conhecimentos, marcando positivamente a sua vida. “Agradeço essa parceria com a UNISANTOS por proporcionar essa experiência. Para aqueles que tiverem essa oportunidade, aproveitem ao máximo porque ela é fantástica”.

Gustavo dos Santos

Com o objetivo de conhecer sobre novas áreas de conhecimento, Gustavo Araújo Bispo dos Santos, do Colégio Objetivo Guarujá, disse que a disponibilidade e atenção dos docentes durante os encontros foi algo marcante. Segundo ele, o Expedição proporcionou uma série de oportunidades no seu currículo. “Se eu tivesse que passar uma mensagem para os futuros participantes é que aproveitem a oportunidade de expansão de conhecimento que o Programa proporciona”.

O Expedição Científica é destinado aos estudantes do ensino médio e técnico das escolas conveniadas com a instituição e integra o Programa de Educação Científico da UNISANTOS. A coordenação é do Comitê de Iniciação Científica (COIC), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci).