PROGRAMAÇÃO

16/11/2021  (terça-feira)

8h30
Abertura
Cordel em homenagem aos 70 anos da UNISANTOS
Profa. Lays Antonnyêta Luna, aluna egressa da Universidade, elaborou este cordel para homenagear a instituição.

09h00 – 09h30
Mesa de Abertura
Prof. Me. Marcos Medina Leite – Reitor da Universidade Católica de Santos
Prof. Me. Paulo Roberto Bornsen Vibiam – Diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação da Universidade Católica de Santos
Profª. Drª. Irene Jeanete Lemos Gilberto – Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos

09h45  às 12h
Mesa Redonda: “Um século de Paulo Freire: contribuições críticas às pesquisas em Educação

Professores convidados:
Prof. Dr. Alexandre Saul  – Coordenador da Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de Santos e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos
Profa. Dra. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco – Vice Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Católica de Santos e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos

Intervalo para almoço

14h00 às 15h45
Palestra: Valorização do conhecimento docente
Palestrante: Prof. Dr. Francisco Imbernón (Universidade de Barcelona)
Mediadora: Profª. Drª. Maria Isabel de Almeida – Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos

16h00 às 17h30
Mesa: Tarde cultural: música e leitura de cartas
Os trabalhos musicais de Edinho Godoy, Débora Paiva e do Grupo Vocal Bel Canto serão intercalados com leituras de cartas retiradas do livro: Cartas a Paulo Freire – Coordenador Cidoval Morais de Souza.                                                                Homenagem que membros da Cátedra Paulo Freire e convidados fazem aos 100 anos do Patrono da Educação Brasileira.   Alunos leitores:
– Alex da Silva Gonçalves
– Ana Márcia Akaui Moreira
– Cristiane Mello de Miranda
– Dayane Santana dos Reis
– Gabriela Rolim
– Mary Francisca do Careno
– Mônica Ferreira Costa
– Sérgio Pereira Nogueira Jr.
– Silvania Maria da Silva Gil

18h00 às 18h40
Mesa do lançamento do vol. 13, nº 31. Especial nov/21 da Revista 
eletrônica Pesquisaeduca
DOSSIÊ: PEDAGOGIA: EPISTEMOLOGIA, SABERES E PRÁTICAS.
Organizadores:
Profª. Drª. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco – Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos
Profª. Drª. Aline Daiane Nunes Mascarenhas – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Prof. Me. Jefferson da Silva Moreira – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

19h00 às 20h30
Palestra: Escola Pública e Democracia: uma agenda de pesquisa

Palestrante: Profª. Drª. Selma Garrido Pimenta – – Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos e Universidade de São Paulo (USP)
Mediadora: Profª. Drª. Irene Jeanete Lemos Gilberto – Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos


17/11/2021 (quarta-feira)

09h00 – 12h30
Mesa Diálogo – Pesquisa em Educação e formação: propostas e práticas dos grupos de pesquisa do PPGE da Universidade Católica de Santos
Coordenação: Profª. Drª. Irene Jeanete Lemos Gilberto – Coordenadora e Docente do PPGE                                              Prof. Dr. Alexandre Saul – Docente PPGE UniSantos
Profª. Drª. Ivanise Monfredini – Docente PPGE UniSantos
Prof. Dr. Luiz Carlos Barreira – Docente PPGE UniSantos
Profª. Drª. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco – Docente PPGE UniSantos
Profª. Drª. Maria Apparecida Franco Pereira – Docente PPGE UniSantos
Profª. Drª. Maria de Fátima Barbosa Abdalla – Docente PPGE UniSantos
Profª. Drª. Marineide de Oliveira Gomes – Docente PPGE UniSantos
Profª. Drª. Selma Garrido Pimenta – Docente PPGE UniSantos
Profª. Drª. Marisa Isabel de Almeida – Docente PPGE UniSantos

14h00 – 18h00
Apresentação de trabalhos inscritos na Mostra
Sala 1 – Coordenação: Prof. Dr. Barreira/Profa. Dra. Maria Apparecida

  • DE REBOTALHAS A PROTAGONISTAS: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA VIDA DE MULHERES NEGRAS
    Michael Dias de Jesus
  • O CENTRO DE ESTUDO DE LÍNGUAS DE SÃO PAULO: UM PROJETO PARA CIDADANIA
    Adriana Alcântara Alvares
  • AFROCENTRICIDADE: UM MODO AFRICANO DE APREENDER E ENSINAR O MUNDO
    Ademir Barros dos Santos
  • A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DOCENTE EM QUESTÃO
    Simone Regina de Castro
  • A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA EM DECLÍNIO: UMA BREVE ANÁLISE QUALI/QUANTI ENTRE 2016 – 2020
    Atair Silva de Sousa
  • A EDUCAÇÃO CUBANA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
    Maria do Carmo Luiz Caldas Leite
  • A EXPANSÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL
    José Angelo Justo Alvarez
    Irene Jeanete Lemos Gilberto
  • A ARTE-EDUCAÇÃO COMO FORMAÇÃO DA CIDADANIA
    Cláudia Magalhães Gil

Sala 2 – Coordenação; Profa. Dra. Ivanise Monfredini

  • O TRABALHO SOCIAL DO EDUCANDÁRIO ANÁLIA FRANCO
    Lucas Henrique Silva Gonçalves
  • POR UMA DIDÁTICA FREIRIANA NO ENSINO SUPERIOR
    Rosana Aparecida Ferreira Pontes
    Selma Garrido Pimenta
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ORIGENS, FRAGILIDADES E CONSEQUÊNCIAS
    Valdilene Zanette Nunes
  • TENSIONAMENTOS ENTRE O IDEAL E O REAL DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA DIALÓGICA
    Isadora Alves Roncarelli
    Nilda Stecanela
  • AUTONOMIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
    Débora Peruchin
  • LETRAMENTO ESTATÍSTICO COM FUTEBOL: PROPOSTA DE UM MODELO ESTATÍSTICO CAPAZ DE PREVER RESULTADOS DE PARTIDAS DE FUTEBOL
    Luana Inada Souza Santos
    Bruce Wellington Amorin da Silva
  • CRIANÇAS, INFÂNCIAS E SUAS VOZES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
    Marcia de Castro Calcada Kohatsu
    Marineide de Oliveira Gomes
    Janaina da Silva Lamas

Sala 3 – Coordenação: Profa. Dra. Maria Amélia Santoro Franco

  • AS PRÁTICAS DECOLONIAIS NO ENSINO DE FILOSOFIA: POLÍTICAS AFROPERSPECTIVISTAS DOS POVOS BANTU NO CHÃO DA ESCOLA
    Wudson Guilherme de Oliveira
  • ESCOLA MULTICULTURAL
    Adriana Mallmann Vilalva
  • A FILOSOFIA COMO FERRAMENTA COLABORATIVA PARA FORMAÇÃO HUMANA DE JOVENS NO ENSINO MÉDIO
    Luiz Carlos Nunes de Santana
  • FORMAÇÃO CONTINUADA: SIGNIFICAÇÕES PARA O  DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
    Ivanir da Silva Oliveira
    Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
  • RAÍZES DA PEDAGOGIA: ONDE O DIÁLOGO?
    Lisley C. Gomes da Silva
    Maria Amélia Santoro do Rosário Franco
  • ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UMA DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO
    Marlene Bíscolo Parrilla
  • ALIENAÇÃO IMPOSTA PELA CULTURA DA DOMINAÇÃO: DESOCULTAR PARA RESISTIR
    Enéas Machado
  • PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE ÀS CONCEPÇÕES FREIREANAS
    Zulmira Ferreira de Jesus Cacemiro

Sala 4 – Coordenação: Profa. Dra. Maria de Fátima Abdalla

  • PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO EM CONSTRUÇÃO
    Gean Breda Queiros
    Selma Garrido Pimenta
  • LATECA TÁ ON!
    Vanessa Queiroz Costa
    Carolina Rizzotto Schirmer
  • A HUMANIZAÇÃO RELACIONAL DE FREIRE  COMO PRINCÍPIO EPISTEMOLÓGICO DA  PEDAGOGIA CRÍTICA NA SOCIEDADE NEOLIBERAL
    Guadalupe Corrêa Mota
  • APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO PERCURSO FORMATIVO DO TORNAR-SE PROFESSOR(A): APONTAMENTOS TEÓRICOS E REFLEXIVOS
    Mary Gracy e Silva Lima
  • INTERFERÊNCIAS DA BRANQUITUDE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O QUE SABEMOS E FAZEMOS SOBRE O TEMA?
    Monica Ferreira Costa
  • PEDAGOGOS (AS) INICIANTES NA DOCÊNCIA E CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO INICIAL: TEORIA E PRÁTICA SE ALIAM?
    Thayná Guedes Assunção Martins
    Mary Gracy e Silva Lima
  • PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CENTRO PAULA SOUZA/SP: UMA ANÁLISE CRÍTICA
    Andrea Cristina dos Santos

 

18h30 – 19h00
Tarde Cultural: cordel e leitura de cartas 
A pesquisadora e educadora em arte popular e cordel, Profa. Lays Antonnyêta Luna é aluna egressa da Universidade e   apresentará síntese de sua pesquisa. Título: Literatura de Cordel: apreciando uma arte popular.                                                Após fará a declamação do cordel que escreveu para homenagear Paulo Freire.

19h00 – 20h30
Palestra: A pesquisa em Educação: Educação ou barbárie 
Palestrante: Prof. Dr. Bernard Charlot (UFS)
Mediadora: Profª. Drª. Maria Amélia do Rosário Santoro Franco – Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos


18/11/2021 (quinta-feira)

09h00 – 11h30
Apresentação de trabalhos inscritos na Mostra

Sala 1 – Coordenação: Profa. Dra. Maria Amélia Santoro Franco

  •  OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O PENSAR: ENTRE O CONCEBIDO E O VIVIDO NO MUNICÍPIO DE ITUPEVA/SP
    William Luiz da Silva
  • AVALIAÇÃO EXTERNA NOS PROJETOS PEDAGOGICOS DO CURSO DE DIREITO
    Fernando Leite Carvalho
    Irene Jeanete Lemos Gilberto
  • PROFISSÃO DOCENTE: REPENSANDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
    Silvania Maria da Silva Gil
  • A CONCEPÇÃO DE PESQUISA PRESENTE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS PRIVADOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
    Hélio da Guia Alves Junior
  • PERCEPÇÕES SOBRE FORMAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
    Daniel Camargo
  • A NECESSIDADE DOS PRINCÍPIOS FREIREANOS NO CURRÍCULO DO ENSINO SUPERIOR EM COMPUTAÇÃO
    Thiago Ferauche
    Alexandre Sau

Sala 2 – Coordenação: Profa. Dra. Irene Jeanete Lemos Gilberto

  •  O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CURRÍCULO PAULISTA: ENTRE A LÓGICA DE CONTROLE E POSSIBILIDADES HUMANIZADORAS
    Thábata Persinotti Martini
  • PAULO FREIRE E CÉLESTIN FREINET: EDUCAÇÃO PARA A PLENITUDE DO SER HUMANO
    Flávia Cristina De Souza Cezário
  • O MOVIMENTO MÚSICA NOVA: UM SENTIDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA MÚSICA.
    Antonio Eduardo Santos
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA CRÍTICA: RUPTURAS NECESSÁRIAS
    Daniella Scalet
  • UM OLHAR ÉTNICORACIAL SOBRE A FORMAÇÃO DE “NORMALISTAS”: UM RETRATO DA EDUCAÇÃO SANTISTA
    Sandra Regina Pereira Ramos

 Sala 3 – Coordenação: Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta

  •  SER OU NÃO SER UM PESQUISADOR HUMANIZADOR: HISTÓRIAS DE VIDA DE EDUCADORES FREIREANOS
    Sérgio Pereira Nogueira Júnior
    Alexandre Saul
  • A FORMAÇÃO MEDIADA PELA DISCIPLINA ÉTICA NOS CURSOS TÉCNICOS
    Diego Gonçalves De Jesus
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS PRÁTICAS DAS/OS PROFESSORAS/ES DO PROGRAMA MULHERES DO IFSP
    Solange Maria da Silva
    Maria de Fátima Barbosa Abdalla
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTADO DE MATO GROSSO NO ANO DE 2016
    Nilcéia Saldanha Carneiro
    Irene Jeanete Lemos Gilberto
  • BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRADIÇÕES ENTRE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E O COTIDIANO DAS ESCOLAS
    Silvia Cinelli Quaranta
    Maria Amelia Do Rosario Santoro Franco

 Sala 4 – Coordenação: Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes

  • O PROCESSO DE TEXTUALIZAÇÃO, TOM VITAL E TRANSCRIÇÃO EM HISTÓRIA ORAL – UM ESTUDO DE CASO NA PESQUISA CINQUENTA ANOS DA ETEC ARISTÓTELES FERREIRA: HISTÓRIA E MEMÓRIA
    Luiz Carlos Rodrigues Tavares
  • EM BUSCA DE UMA PEDAGOGIA TRANSGRESSORA COM CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE
    Simone Quedas Moreno
  • PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
    Lays Antonnyêta Luna Santos
  • 100 ANOS DA ESCOLA PORTUGUESA – TRADIÇÃO NA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SANTOS
    Roseli Fernandes Rocha
  • MEMÓRIAS E HISTÓRIAS ESCOLARES ATRAVÉS DOS DOCUMENTOS: O LABORATÓRIO DE INFORMAÇÃO, ARQUIVO E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (LIAME) SUBSIDIANDO PESQUISAS NA COMUNIDADE DA BAIXADA SANTISTA (SP, BRASIL)
    Gabriela Cordeiro Santos

 Sala 5 – Coordenação: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida

  • CURRÍCULO DA CIDADE – POVOS MIGRANTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DE BASES IDEOLÓGICAS NA CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, LINGUAGEM E SUJEITO
    Ana Katy Lazare Gabriel
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO AEE: UM ESTUDO SOBRE RESUMOS DE TESES
    Patricia Regiane Da Silva Furlaneto
  • “VOCÁBULOS NO MUNDO E COM O MUNDO!”
    Francisca Margarete de Freitas Pereira Silva
  • O ABANDONO DA META 6 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
    Pedro Paulo de Mello e Souza Lima
  • EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES NO ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO (NOVOTEC)
    Eduardo Besniyi

 

12h00 – 12h30
Homenagem post mortem à colega Sandra Regina Trindade
Condução: Profª. Drª. Maria de Fatima Abdalla – Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos

14h00 – 15h45
Palestra: Educação e democracia como utopia da “condição humana”
Palestrante: Prof. Dr. Evandro Ghedin (UFAM)
Mediadora: Profª. Drª. Marineide de Oliveira Gomes – Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos

16h00 – 18h00
Apresentações Culturais 
– Artista Plástica: Natália Brescancini.
Doutorado em Artes Visuais pela UNICAMP, Pós-Doutorado em Bellas Artes na Universidad Complutense de Madrid (bolsista CAPES).
“Pluralidade de um corpo singular”; Como através da educação, podemos
estimular o ser singular e único, que cada um de nós é, e desenvolver as
nossas pluralidades, as nossas múltiplas capacidades?

– Bailarina e pesquisadora da dança: Célia Faustino
– Teatro Experimental de Pesquisa: Gilson de Melo Barros

18h00
Homenagem ao Prof. Dr. Luiz Carlos Barreira – Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Santos

18h30 – 19h30
Mesa de encerramento