Principais Atividades

Desde sua criação, o Grupo de Pesquisas Políticas Públicas em Educação: Trabalho e Formação tem contribuído para a qualificação de profissionais (9 mestres, 2 doutores) que atuam na educação básica e superior, na Região Metropolitana da Baixada Santista. Na perspectiva da produção de conhecimento conjunto escola-universidade, desenvolve ação de extensão universitária em uma escola de ensino médio no município de Santos, orientada a partir de dois eixos: as desigualdades educacionais e a participação dos alunos. 

Além disso, contribui com o debate em torno do direito à educação com a divulgação dos resultados das pesquisas e estudos realizados no âmbito do grupo, por meio de artigos, capítulos de livros e participação em congressos, dentre as quais citamos:

MONFREDINI, Ivanise. O ensino fundamental-anos finais na Região Metropolitana da Baixada Santista. In: ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa (org.): Pesquisas em educação: políticas, representações e práticas. E-book. e-ISBN: 978-65-87719-13-9. Editora Universitária Leopoldianum. Santos-SP. 2020, p. 59-85.

MONFREDINI, Ivanise. A Universidade viva na relação com as classes populares. In: Avaliação: Revista da avaliação da educação superior. Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade de Sorocaba (Uniso). Campinas, Sorocaba, p.278-304, 2019 (v. 24)

MONFREDINI, Ivanise; MORA, Ricardo Pérez. Poder, geopolítica e mobilização do conhecimento: a Universidade em questão. In: Revista Triângulo. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, p.150 – 167. 2019. v. 11, n. 4-Esp, dez. 2018. Disponível em: doi:https://doi.org/10.18554/rt.v11i4-Esp.3458

Monfredini, Ivanise e Naidorf, Judith. Apresentação do Dossiê Universidade, Ciência e Tecnologia e Mobilização do Conhecimento. In: EccoS Revista Científica (online). Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo, 2019 (v.2, no. 49), p. 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.5585/EccoS.n49.13848

Monfredini, Ivanise; FROSCH, Renato. O espaço maker em universidades: possibilidades e limites. In: EccoS Revista Científica (online). Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo. 2019 (v.2, no. 49).Disponível em: https://doi.org/10.5585/EccoS.n49.13341

MONFREDINI, Ivanise. The living university in relation to popular classes in Brazil. A critical analysis of higher education policies. In: GLOBALISATION, SOCIETIES AND EDUCATION (PRINT). v.1, p.1 – 13, 2018. Taylor & Francis Online. Inglaterra, p.1-13. 2018.

MONFREDINI, Ivanise. A relação universidade e classes populares. In: REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO, v.39, 2018. Universidade Lusófona. Portugal, p. 131-145. 2018.

MONFREDINI. Ivanise; LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas Leite. Educación y política en la agenda latinoamericana 2020. Evento del doctorado en Estudios políticos y jurídicos y el doctorado en Educación de la Universidad Pontificia Bolivariana. Local: https://www.youtube.com/watch?v=EiySuq5UWpA. Medelín Colombia (Online), 2020.

FROSCH, Renato. A rede pública de laboratórios de fabricação digital da cidade de São Paulo. As contribuições sociais dos espaços maker para a perspectiva do conhecimento como um comum. Tese (dout) Universidade Católica de Santos. Ano de obtenção: 2020  

FROSCH, Renato. O mundo em 3d: produção de recursos pedagógicos inclusivos. Campos dos Goytacazes: Encontrografia, 2021 137p.

FROSCH, Renato. Experiência de produção de recursos pedagógicos abertos em Laboratório de Inovação Cidadã – LABIC: uma análise do comum. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UMESP). v.18, p.27 – 42, 2019. 

FROSCH, Renato. O espaço maker em universidades: possibilidades e limites. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE). , v.1, p.I1 – I20, 2019

FROSCH, Renato. Promotor do projeto Con-tacto3d vinculado à Secretaria General Iberoamericana – SEGIB e IDEA-Guanajuato/México. 

https://www.innovacionciudadana.org/pt-pt/seleccion-final-de-colaboradoras-es-para-el-labicmex/

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. A educação como pedra angular da nacionalidade cubana. Escola e Cubanía do colonialismo à insurgência pedagógica. Tese (dout) Universidade Católica de Santos. Ano de obtenção: 2020  

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. A educação em Cuba: da sociedade do açúcar ao gosto amargo de bloqueio. In: LOMBARDI, José Claudinei; LIMA, Marcos. (orgs.). Educação e revolução: as revoluções nos séculos XIX e XX e as possibilidades de uma nova educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. p 264-288. 

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas; CALDAS, Camilo Onoda Luiz. Estado, Identidade e Educação: cento e cinquenta anos de resistências e lutas em Cuba. In: Os 60 anos da Revolução Cubana e a América Latina: logros, desafios e dilemas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v.13, n.3, p. 234-270, 2019.

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. Uma análise do legado autóctone na educação cubana. Revista HISTEDBR [On–line], Campinas, n. 59, p. 318-332, out. 2014. 

LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. Relações entre o estudo e o trabalho em cuba: um modelo permeado por manifestações do marxismo-leninismo e do ideário de Martí. Revista HISTEDBR [On-line], Campinas, v. 11, n. 41, p. 283-294, abr. 2011. 

FERNANDES, Virginia Sene; LIMA, Pedro Paulo de Mello e Souza; LEITE, Maria do Carmo Luiz Caldas. Pesquisas do GRUPO DE PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: TRABALHO E FORMAÇÃO da Universidade Católica de Santos. Evento del doctorado en Estudios políticos y jurídicos y el doctorado en Educación de la Universidad Pontificia Bolivariana. Local: https://www.youtube.com/watch?v=EiySuq5UWpA. Medelín Colômbia (Online), 2021.