Principais Atividades

Produção Científica

Além da produção individual de seus integrantes e dos projetos de pesquisa acima mencionados (incluindo livros, capítulos de livros e artigos, em português e inglês)  a CSVM-UniSantos tem se envolvido tanto em produções coletivas próprias (como o Relatório Técnico “Documentos para Acesso de Pessoas Refugiadas ao Ensino Superior no Brasil” de 2019) quanto em parceria com o ACNUR (como a participação de Liliana Lyra Jubilut na organização da obra “15 anos de Cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil : universidades e pessoas refugiadas” de 2020).

 

Atividade de Extensão

A CSVM-UniSantos tem realizado ações em prol das pessoas refugiadas e demais migrantes, tendo organizado, por exemplo, campanhas de arrecadação de alimentos e produtos de higiene para ONGs que fazem atendimento direto a essas populações em São Paulo, e participado de campanha de coleta de livros infantis enviados a crianças Venezuelanas em Roraima. A CSVM-UniSantos também participa de ações de outros atores locais a fim de divulgar a temática das pessoas refugiadas na região (como por exemplo na Ação do Coração de 2018). A CSVM-UniSantos também organiza eventos para difundir o tema (detalhados na aba “Cursos e Eventos”) entre os quais se destacam, por exemplo, as realizações de dois Seminários Anuais das Cátedras Sérgio Vieira de Mello, congregando todas as instituições parceiras do ACNUR nessa iniciativa, em 2010 (sendo o primeiro evento nessa série) e 2017 (o 8º evento que ocorreu no marco de 50 anos do Protocolo sobre o Status dos Refugiados de 1967 e de 20 anos da Lei 9.474/97).

 

Atividade de Ensino

As atividades de ensino da CSVM-UniSantos acontecem em duas frentes: de ensino sobre refúgio e para pessoas refugiadas. Naquela há disciplinas específicas sobre a tema, por exemplo no PPGD e inclusão da temática em matérias da graduação em vários cursos da instituição. Nesta, a UniSantos conta não apenas com um processo seletivo específico para o ingresso de pessoas refugiadas, como também com a concessão de até 3 bolsas anuais completas desde 2012 (com ingressos efetivos a partir de 2013).