

“Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido. Agora é hora de compreender mais, para temer menos.” Essa frase de Marie Curie, cientista polonesa pioneira nos estudos sobre a radioatividade, sintetiza o espírito da pesquisa científica, ao destacar a busca pelo conhecimento como caminho para desvendar o desconhecido e transformar a sociedade.

Com essa coragem, 110 estudantes dos cursos de graduação da UNISANTOS desenvolveram durante 1 ano pesquisas em diferentes áreas. Elas foram apresentadas, no dia 28, durante a XXI Jornada de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
AVALIAÇÃO – O evento, que integrou a programação da XVI Semana de Ciência, Tecnologia & Inovação, com o tema “Ciência Delas”, reuniu estudantes, docentes, pesquisadores e familiares. Eles apresentaram os trabalhos para uma banca avaliadora que contribuiu com apontamentos sobre a pesquisa, envolvendo objeto, problema, objetivos, justificativa, metodologia, coleta de dados e considerações.

As pesquisas abrangeram diferentes áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra.
Desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica da UNISANTOS, além de estudantes voluntários, os trabalhos destacaram a diversidade da produção científica e tecnológica da UNISANTOS, reforçando o compromisso da Universidade com o incentivo à inovação e à produção de conhecimento.





