
A UNISANTOS foi selecionada para integrar a 13ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação que, neste ano, traz como tema central o Clima. O projeto intitulado “ADAPTASANTOS: Integração Ensino-Serviço-Comunidade para a Equidade em Saúde frente às Emergências Climáticas em Santos” foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal de Santos, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva.
O resultado evidencia o protagonismo da UNISANTOS na área da pesquisa em saúde. Das 197 iniciativas aprovadas em todo o Brasil, apenas 18 são de instituições do Estado de São Paulo. Em Santos, somente a UNISANTOS e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) foram contempladas pelo programa.
AÇÕES – A proposta prevê ações voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, à qualificação de profissionais diante dos desafios climáticos e ambientais e ao desenvolvimento de respostas sustentáveis, territorializadas e equitativas para a população. O início das atividades está previsto para o mês de agosto.
Voltado ao fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade, o PET-Saúde busca contribuições para o enfrentamento das emergências climáticas e ambientais no âmbito do SUS, considerando que as mudanças climáticas afetam a população de forma desigual e intensificam vulnerabilidades sociais.
Crédito – foto: Defesa Civil de Santos/Divulgação
Crédito – foto (capa): Gerd Altmann /Pixabay

















