

Docentes da UNISANTOS, as professoras doutoras Lourdes Conceição Martins (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva) e Lilian Matheus Marques (Cinema, Publicidade e Jornalismo) participaram, de maneira virtual, do 1º Seminário Internacional da Rede Amazônica de Pesquisa em Saúde Global e Cooperação Transfronteiriça
A professora Lourdes Martins foi a mediadora do painel “Dinâmicas de acesso à atenção em territórios transfronteiriços”, do qual participou a professora Lilian Marques, que apresentou o trabalho “Dinâmicas de Acesso à atenção em Territórios Transfonteiriços: Análise Espacial e Temporal da Cobertura Vacinal contra a Poliomielite nas Cidades Brasileiras de Fronteira (2016-2024)”, fruto de sua tese de doutorado em Saúde Coletiva, defendida no ano passado.
Na apresentação, com enfoque na Poliomielite, a professora Lilian comentou sobre a existência de peculiaridades nas coberturas vacinais em cada Estado, e que a Região Norte é a mais crítica do País. Além disso, afirmou que as políticas de vacinação deveriam reconhecer territórios de vulnerabilidade específica.
O SEMINÁRIO – Reunindo pesquisadores, gestores de saúde, equipes técnicas e estudantes de instituições do Brasil, Peru e Bolívia, o seminário teve o objetivo de ser um marco inicial para a estruturação colaborativa do projeto de cooperação, de conexões e parcerias contribuindo para o desenvolvimento de soluções voltadas à equidade no acesso e à governança do cuidado em contexto transfronteiriço.

















