


O Restaurante-Escola “Estação Bistrô” já está de portas abertas. Totalmente revitalizado e com um novo cardápio, ele ampliou o número de vagas do curso de qualificação para jovens em vulnerabilidade social. Os investimentos, que incluem nova infraestrutura e modernização das cozinhas, foram possíveis por conta da verba de R$700.000,00, destinada por meio do PetroChef – Projeto de Capacitação Profissional em Alimentos e Bebidas/Petrobras-UNISANTOS.
No último dia 17, a UNISANTOS e a Prefeitura de Santos receberam alguns convidados, incluindo a imprensa, para apresentar os novos espaços. Os 30 jovens, que iniciaram no curso de qualificação em serviços e alimentos e bebidas, tiveram a oportunidade de auxiliar no preparo do prato principal, a Meca Santista, receber e servir pela primeira vez no salão.
Segundo o coordenador do restaurante, o chef Anderson Santana Souza, a reinauguração é motivo de muita alegria porque os jovens ganharam o que há de mais moderno de cozinha, o que irá possibilitar uma qualificação que permite enfrentar todos os desafios do mercado. Também comemorou o aumento do número de vagas, graças ao patrocínio da Petrobras. “Passamos, hoje, de 25 para 30 vagas ofertadas a cada sete meses. Esses jovens terão uma formação que permite operar um restaurante de ponta a ponta”, disse.

SUCESSO – Para o prefeito de Santos, Rogério Santos, o restaurante-escola é um exemplo de que uma parceria pode levar ao sucesso, ao citar a UNISANTOS e, agora, os investimentos da Petrobras, por meio do PetroChef. “A gente está falando de uma história contada dentro de um centro histórico de Santos. Aqui, a gente reconhece algo valoroso, local, do aspecto social, do patrimônio histórico e da economia. Essa história é contada por todos nós. Cada pessoa que está aqui faz parte dessa história. E a Universidade Católica de Santos faz muito para a nossa Cidade”, destacou.
Secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa agradeceu a todos envolvidos na reforma do restaurante-escola e disse: “Espero que cada vez mais a gente consiga trabalhar para desenvolver os jovens que vêm aqui, transformando vidas, capacitando, trabalhando, possibilitando experiência e entregando para o mercado de trabalho pessoas capacitadas. “

MARCO PARA A CIDADE – Ex-prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa lembrou quando o restaurante-escola foi criado, em 2012, durante o seu mandato. Em 30 de janeiro daquele ano, a solenidade de assinatura do convênio entre a Prefeitura de Santos e a UNISANTOS integrou as comemorações pelos 466 anos de aniversário da Cidade. “Fico muito feliz em estar aqui hoje, de ter participado desse projeto desde o início. Quando as políticas públicas têm sequência e são aprimoradas, elas elevam qualquer cidade para um outro patamar”, disse.
Reitor da UNISANTOS, o professor Marcos Medina Leite destacou que o restaurante-escola é um projeto social e educativo, pois ele é a porta de entrada para transformação de vidas. “Esses jovens podem ser indutores de transformação e de aprimoramento dos próprios espaços de trabalho, de restaurante e empreendimentos”. Sobre a importância da reforma para a qualificação dos jovens, ele disse: “Eles terão equipamentos que a grande maioria dos restaurantes e hotéis de Santos não têm, e estarão qualificados em técnicas e em tecnologias que a maioria ainda não tem alcance. Essa é a ideia: qualifica-los sempre.”


RESTAURANTE-ESCOLA – A parceria do projeto restaurante-escola “Estação Bistrô” teve início em 2012, por meio do Ministério do Turismo, Prefeitura de Santos e a UNISANTOS. Em 2017, a renovação do convênio entre a Universidade e a Prefeitura foi a primeira formalizada no País com recursos orçamentários do poder público estatal, conforme define a Lei que qualifica a UNISANTOS como instituição comunitária de educação superior.
Por meio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, a UNISANTOS faz a capacitação dos jovens em condições de vulnerabilidade social, abre campo de estágio para os universitários e atua diretamente com docentes e técnicos no local, além de realizar a gerência administrativa do espaço. O “Estação Bistrô” funciona de terça-feira a sábado, das 12 às 15 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, no Valongo, em Santos.

















