12º. Culturalmente Santista

O Fórum Cultural e Criativo de Santos é um evento promovido pelo Cinezen Cultural e que se consolidou como um dos principais espaços de diálogo e valorização da cultura regional. Criado há 12 anos, o Culturalmente Santista já reuniu cerca de mil profissionais da cultura em mais de 50 espaços de Santos, fortalecendo as conexões entre arte, sociedade e políticas culturais.

PÚBLICO-ALVO
Aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral

DATA E HORÁRIO
05-07/11/2025, a partir das 18h

LOCAL
Campus Dom Idílio José Soares

PROGRAMAÇÃO

05/11
Abertura oficial: Show Tributo ao Legião Urbana
Ricardo Alarcon e grupo celebram os 40 anos do primeiro álbum da banda e os 30 anos do último show de Renato Russo, realizado em Santos.
18h, no pátio de entrada do Campus Dom Idílio José Soares
Entrada livre
Palestra de abertura com Felipe Novaes
Diretor dos filmes Chorão: Marginal Alado e Só os Loucos Sabem, que tem estreia prevista para 2026.
Mediação: Prof. Me. André Azenha e Fabrício de Lima Luiz
20h30, no Auditório 201
Inscrições gratuitas (os participantes inscritos recebem certificado)

06/11
Painel Tendências do Jornalismo Independente em Santos
Flávia Saad
(Juilcy Santos) e Diego Brigido (Revista Nove) debatem sobre os novos rumos da comunicação cultural e digital na região.
9h30, no Auditório 201
Painel Tendências da Gastronomia em Santos
Os chefs Maísa Campos e Danilo Rocha discutem sobre inovação, identidade e futuro da gastronomia local.
Mediação: Profª. Drª. Michele Uemura, coordenadora do Curso de Gastronomia da UNISANTOS
17h, no Auditório 201
Painel O Ator e a Comunicação
Com a atriz Ondina Clais (que atuou ao lado de Vincent Cassel, Willem Dafoe e Selton Mello) e o ator santista Marcio Rosário (que trabalhou 25 anos em Los Angeles, atuando em produções com Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger)
Mediação: Prof. Me. Wanderley Camargo, coordenador dos cursos de Cinema e Publicidade e Propaganda da UNISANTOS
19h30, no Auditório 201

07/11
Palestra Inclusão Não Dói

Renato Di Renzo, coordenador da ONG TamTam, reflete sobre arte, cultura e inclusão social.
9h30, no Auditório 201
Painel Mulheres na Política e na Cultura
As vereadoras Débora Camilo, Cláudia Alonso e Renata Bravo e a vice-prefeita Audrey Kleys fazem um debate sobre representatividade, liderança e os desafios das mulheres nos espaços de poder e criação artística.
Mediação: Profª. Drª. Ana Paula Fuliaro, coordenadora do Comitê de Iniciação Científica (Coic) da UNISANTOS
14h, na Sala de Audiência I

INSCRIÇÃO
Inscreva-se aqui

OUTRAS INFORMAÇÕES
Prof. Me. André Azenha
Docente do Curso de Cinema e Audiovisual
E-mail: andre.azenha@unisantos.br
Instagram: @culturalmentesantista

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!