PRÊMIO – Estudante de Jornalismo é um dos vencedores de concurso nacional de reportagem da Revista Rotary Brasil

Leonardo Vieira

Do 4º semestre do curso de Jornalismo da UNISANTOS, Leonardo Vieira de Melo Soares da Fonseca conquistou o segundo lugar no Concurso de Reportagens 100 Anos da Revista Rotary Brasil, voltado para jornalistas e estudantes de todo o País. Com a reportagem “Projeto Amo Tampinhas beneficia crianças em Santos”, ele destacou a importância da iniciativa do Rotary Clube Santos Boqueirão, que tem foco na educação ambiental e contribui para o futuro de novas gerações.

O projeto “Amo Tampinhas” consiste na coleta e venda de tampinhas de plástico. O valor arrecadado é revertido para a Escola Portuguesa de Santos, que utiliza o recurso para a alimentação mensal de 120 crianças carentes. Atualmente, existem coletores no Supercentro Boqueirão, Shopping Parque Balneário, Hospital Guilherme Álvaro, Ao Pharmacêutico (Ana Costa), Casa da Visão, Casa da Esperança e Restaurante São Paulo.

“É muito animador poder conseguir o segundo lugar em um concurso nacional. Ainda mais, por ser a minha primeira participação em uma competição que tinha gente mais experiente. Isso, sem dúvida, vai me incentivar a continuar empolgado com os meus estudos e querer aprender cada vez mais”, diz Leonardo Vieira.

 

AMO TAMPINHAS – O estudante optou em contar a história do “Amo Tampinhas” pela relevância ambiental e contribuição para a desenvolvimento social de crianças carentes. “É muito incrível poder ver o quanto um projeto tão simples como esse pode impactar enormemente a sociedade. Uma iniciativa socioambiental de tão pouco custo e que agrega tanto, recolhendo resíduos que poderiam ser descartados incorretamente. Socialmente, contribui para alimentação de crianças que muitas vezes, segundo a coordenadora da escola, não teriam condições de ter uma refeição nutritiva”, destaca Leonardo Vieira, que faz estágio na Assessoria de Imprensa da UNISANTOS.

Para a composição da matéria, ele entrevistou a responsável pelo projeto do Rotary Boqueirão, Marília Vieira, afim de compreender como surgiu a ideia e quais são os desafios; a coordenadora da Escola Portuguesa, Tereza Rodrigues, para entender o impacto da iniciativa na instituição; e o pesquisador da área ambiental da UNISANTOS, o professor doutor Marco Antônio Bumba, com o intuito de conhecer os benefícios da reciclagem para o meio ambiente e a sustentabilidade.  Contou também com a orientação do professor mestre Robnaldo Fidalgo Salgado, do curso de Jornalismo, para elaboração da pauta, escolha das fontes e revisão do texto. “Fico muito orgulhoso e agradecido pela ajuda de todos, pois sem eles nada disso seria possível”, conta.

A matéria será publicada na edição de novembro da Revista Rotary Brasil. O estudante receberá certificado e uma premiação em dinheiro.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!