
Dez pesquisadores, entre docentes, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, participaram do II Seminário Nacional de Pedagogia (SENPED), nos dias 27, 28 e 29 de agosto, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na capital fluminense. Além de participarem de conferências, eles apresentaram estudos e publicações científicas.
Docente do Programa, a professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco realizou a conferência de abertura “A Pedagogia como ciência da Educação: trajetórias, influências e confluências no tempo presente”, ao lado dos professores doutores Dermeval Saviani (UNICAMP), Selma Garrido Pimenta (USP) e José Carlos Libâneo (PUC-GO). Ela também lançou o seu novo livro, “Pedagogias Emergentes: princípios e práticas”, pela Editora Cortez.

Expondo e analisando os fundamentos epistemológicos que sustentam as produções do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Profissionais para a Educação Superior, da UNISANTOS, o professor doutor Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo apresentou o trabalho “Pedagogia Universitária: fundamento epistemológico para a formação de professores e profissionais para a Educação Superior”.
ESTUDANTES – Os mestrandos Antonio Carlos Marques de Jesus e Renata Florence dos Santos apresentaram, respectivamente, os estudos “Humanização, conscientização e politicidade: a Pedagogia Crítico-Libertadora na educação para o trabalho” e “Educação crítica e tecnológica com ênfase na utilização da inteligência artificial no ensino de computação no ensino superior brasileiro”.

Doutorandos, a professora mestre Maisa Kugler Rodrigues Farah e o professor mestre Valmir Jhonatta Almeida Barbosa apresentaram, respectivamente, os trabalhos “A pedagogia crítica no cotidiano do orientador educacional: (re)existindo olhares e tecendo práticas” e “A colonização da prática educativa pela tecnologia educacional industrializada: a necessidade da vigilância crítica”.
Também doutorando, o professor mestre Hélio da Guia Alves Júnior colaborou na organização do evento e contribuiu como parecerista de trabalhos submetidos aos eixos I e II do evento, sobre Pedagogia, epistemologia e teoria da educação, e Pedagogia e formação inicial e continuada de professores, respectivamente.
Egressas do doutorado e do mestrado, as professoras doutoras Simone do Nascimento Nogueira, Rosana Aparecida Ferreira Pontes e Lisley Cristina Gomes da Silva, e a professora Leiny Gomes da Silva Leite também apresentaram trabalhos e realizaram exposições de publicações próprias.

















