Formado em Jornalismo pela UNISANTOS conquista prêmio Vladimir Herzog

Formado em 2007 pelo curso de Jornalismo da UNISANTOS, Renato Santana, repórter do jornal A Tribuna, foi o vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria jornais. A honraria, uma das mais importantes da imprensa brasileira, foi conquistada por decisão unânime e destacada com louvor por conta da série de reportagens Crimes de Maio, publicada em abril deste ano no jornal A Tribuna.

As cinco matérias tiveram o objetivo de sensibilizar a sociedade e apresentar um balanço, quatro anos após os crimes ocorridos em maio de 2006, que aterrorizaram diversas cidades de São Paulo. Em todo o Estado, 564 pessoas foram mortas, sendo 60 só na Baixada Santista.

Em razão da série de reportagens, a Assembleia Legislativa implantou uma força-tarefa para resgatar o assunto e promoveu audiência pública em Santos. A corregedoria da PM reabriu as investigações sobre o envolvimento de policiais militares em grupos de extermínio.

Para Renato, o mais importante da premiação é a volta do assunto, depois de quatro anos sem respostas. Foi um mês e meio de trabalho, formando um “verdadeiro quebra-cabeça”. Para obter dados, ele buscou diversas fontes, em universidades e ongs. “Foi um grande desafio”, diz.

Em relação à formação, Renato afirma que a Universidade foi muito importante para aquisição de conhecimento. Ele cita o Jornal Laboratório Entrevista como fundamental para a experiência com a reportagem. Afirma ainda que aulas teóricas são essenciais para o conhecimento, assim como a leitura. “É preciso ler muito para contar uma história. Conhecer grandes repórteres, grandes jornalistas e escritores fazem a diferença”.

Prêmio
O Concurso Vladimir Herzog, uma iniciativa do Sindicado dos Jornalistas do Estado de São Paulo, é um dos principais prêmios da imprensa brasileira. O prêmio será entregue no dia 25 de outubro, no Teatro da PUC, em São Paulo.