Alunos de Economia são os vice-campeões da Gincana Brasileira de Economia

Estabelecer estratégias para defesa e ataque à política econ&ocirc,mica de um país. A simulação, que permite que o aluno atue como um ministro da Fazenda ou presidente do Banco Central, rendeu bons frutos para Gustavo Moreira de Souza (6&ordm, semestre) e Maria Aline Martins (8&ordm, semestre), do curso de Ciências Econ&ocirc,micas da UNISANTOS. Eles foram os vice-campeões da 8&ordf, Gincana Brasileira da Economia, que contou com a participação de 95 alunos de instituições de ensino de várias regiões do Brasil, nos dias 9 e 10 de setembro.  

 

Incentivados pela UNISANTOS, que instalou no Laboratório de Informática o Jogo da Economia Brasileira e custeou parte das despesas (alimentação e transporte), os alunos participaram de oito jogos, durante dois dias, com o tempo em média de 1 hora em cada partida. Eles venceram equipes de instituições como Unitau, Universidade Federal do Vale do São Francisco e PUC/Campinas.

 

A Gincana é dividida em três níveis: controlar a recessão e a inflação do país, atingir a meta de inflação e o crescimento sustentável (quem tem o maior PIB). É um jogo é de ‘cartas’ no computador, onde os participantes têm que controlar a política econ&ocirc,mica do país, com as variáveis macroecon&ocirc,micas.

 

Para os vice-campeões, que receberam medalhas, troféu, R$2 mil e um Ipod cada, a experiência foi a melhor premiação, pois o exercício de tomar decisões em pouco tempo contribui ainda mais para o aprendizado. “Durante o jogo dá para você ver bem como devem ser feitas as escolhas, em pouco tempo. É preciso estar preparado para arriscar”, destaca Gustavo Moreira, que é bolsista da Iniciação Científica na UNISANTOS.  

 

O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo. Participam representantes dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Acre, Goiás, Paraná, Bahia e Rio de Janeiro. Minas Gerais.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!