PRATA DA CASA – Egresso do curso de Farmácia da UNISANTOS recebe o prêmio “Personalidade Profissional 2022”

Marco Aurélio, ao centro, com a placa de reconhecimento

Formado pelo curso de Farmácia na UNISANTOS, Marco Aurélio Pereira recebeu, hoje, o prêmio “Personalidade Profissional 2022” da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados. A entidade congrega engenheiros, farmacêuticos, odontologistas e economistas, uma rede que soma cerca de 2 milhões de profissionais brasileiros, unidos em três federações e aproximadamente 100 sindicatos.

Em sua fala de agradecimento, destacou que a sua trajetória é resultado de processos coletivos e que quando escolheu Farmácia decidiu defender sempre a profissão. Ressaltou ainda a sua luta em defesa do medicamento e do SUS, lembrando do início da pandemia. “Graças à ciência estamos aqui”. Esta não é a primeira vez que Marco Aurélio tem o seu trabalho reconhecido. Em 2011, ele foi condecorado com a Comenda do Mérito Farmacêutico, outorgada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Com indicação dos conselheiros federais e aprovação no plenário do CFF, a entrega da comenda, um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à categoria, foi realizada em Brasília.

Marco Aurélio, ao centro, na homenagem em 2011

EXPERIÊNCIA – Com especialização em farmacologia e mestrado em Saúde Pública, na área de Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Marco Aurélio presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo por três gestões (1998-2001; 2001-2004; 2004-2007) e foi diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Coordenou em âmbito nacional o Programa Farmácia Popular do Brasil, no Ministério da Saúde, de 2009 a 2016.

Iniciou suas atividades no Conselho Nacional de Saúde (CNS), em 2016, como assessor técnico e, desde 2018, atua como coordenador técnico normativo da instituição, exercendo o cargo de secretário executivo substituto.