PERTENCIMENTO – Inspirados na arte urbana e na história, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo fazem intervenção artística em novo atelier da UNISANTOS

Estudantes durante a elaboração do lambe-lambe e…
…na criação do painel com símbolos da Arquitetura

A arte urbana trazida das ruas agora ganhou vida própria no Atelier do curso de Arquitetura e Urbanismo. Um painel lambe-lambe trouxe elementos da trajetória institucional e símbolos da arquitetura para um dos espaços considerados o “coração da Faus”. Um mural em uma das paredes também resgatou alguns símbolos que marcaram gerações de arquitetos formados pela UNISANTOS.

As intervenções artísticas fizeram parte das atividades da XXIV Semana de Arquitetura, que integrou a XII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre os dias 17 e 22 de outubro. O espaço, com 459 m2, duas salas integradas de 62 m2 e capacidade para 200 pessoas faz parte da infraestrutura diferenciada da instituição.

Painel apresenta ícones de Santos e região
Lambe-lambe resgata a história

Para a estudante do 10º semestre, Marcela Rosário da Silva, a intervenção no novo atelier é “se apropriar” do espaço, uma forma de pertença, com resgate da história do curso ao longo de mais de 50 anos. Apesar de novo, o local representa toda a trajetória de formação dos inúmeros arquitetos que se destacaram no País e no mundo.

Estudantes de diferentes semestres curtiram o momento da criação

INSPIRAÇÃO – Os signos e os símbolos da Arquitetura foram escolhidos após um concurso realizado pelas redes sociais. Do 4º semestre, Luise Brenneken Duarte Passarelli e Izadora Audrey Campos de Castro Imperadeiro do Canto fazem parte do grupo que venceu com a ideia “Memorfose”, inspirada em obras do arquiteto Paulo Von Poser. “Quisemos trazer um pouco da memória do outro campus, da FAUS. Trazer a nossa identidade para um novo ambiente de estudo”, disse Luise.

Do 6º semestre, Marcelly Medeiros Diniz Gomes contou que a geração atual de estudantes, em determinado momento, “partirá” e o painel que representa o grupo ficará até que uma nova intervenção artística seja feita. “Eu me sinto o máximo de poder fazer parte de algo que vai ficar aqui durante um bom tempo”, explicou.