XXI ENDIPE – Pesquisadores da área da educação apresentam estudos em Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

Mestres, doutores e estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação estarão representando a UNISANTOS no XXI ENDIPE/Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, que será realizado de 20 a 27 de novembro, em Uberaba, Minas Gerais. “A Didática e as Práticas de Ensino no contexto das contrarreformas neoliberais” é o tema central do evento que ocorrerá na modalidade híbrida.

Do Grupo Pesquisa Pedagogia Crítica: Práticas e Formação, que tem como líder a professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco serão apresentadas as seguintes pesquisas: “Didática e pedagogia: uma relação indissociável”, de autoria da doutoranda Lisley Cristina Gomes da Silva; “Eu não, nós!”: a humanização como princípio epistemológico para uma didática emancipatória”, da doutoranda Guadalupe Corrêa Mota; “Didática liquida: esvaziamento e urgência de sentidos em práticas de ensino”, do doutor Roberto Araújo da Silva;  “Reflexões sobre o estágio supervisionado na formação docente: o circuito formativo em discussão”, da mestre Rosângela Rodrigues dos Santos; e “Contribuições de bell hooks para a didática da Educação Infantil”, da doutoranda Silvia Cinelli Quaranta.

CURRÍCULO E FORMAÇÃO – Integrante do Grupo Pedagogia Crítica: Práticas e Formação, a doutora  Simone do Nascimento Nogueira  apresenta a pesquisa “Práticas insurgentes perante as contrarreformas neoliberais: pedagogia freireana impulsionando a formação docente na educação escolar”, em coautoria com Thais Morgado Carvalho, do Grupo de Pesquisa Currículo e formação de professores: diálogo, conhecimento e justiça social, que tem como líder o professor doutor Alexandre Saul. Também é coautor, Leandro Capella, do Grupo de Pesquisa O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira, da PUC São Paulo, que tem como líder a professora doutora Ana Maria Saul.

Do grupo de pesquisa “Instituições de Ensino, Políticas e Práticas Pedagógicas”, a doutoranda Zulmira Ferreira de Jesus Cacemiro e a professora Maria de Fátima Barbosa Abdalla (líder) apresentam o trabalho “Saberes Docentes estruturando as estratégias didáticas em tempos de pandemia”. Do mesmo grupo, as doutoras em educação pela UNISANTOS, Ana Marcia Akaui Moreira, Rejane Maria Emilio e Marli dos Reis dos Santos, apresentam o trabalho “A formação docente sob a ótica das políticas de currículo”.

ENDIPE – O Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino é um evento científico que ocorre bianualmente com a finalidade de reunir pesquisadoras e pesquisadores, docentes da Educação básica e superior, demais profissionais da educação, assim como estudantes de graduação e pós-graduação.