PODCAST – Egresso de Jornalismo, pesquisador da Universidade do Minho fala sobre o espaço global da língua portuguesa e a influência da internet

Ao centro, professor José Gabriel durante a gravação

O espaço global que a língua portuguesa ocupa no contexto atual, considerando a importância dos diferentes meios de comunicação e a mobilidade proporcionada pelas mídias digitais. Este é o foco da pesquisa do professor doutor José Gabriel Andrade que está registrada no livro “Língua Portuguesa Global: comunicar no panorama mediático luso-brasileiro”, da Universidade do Minho, em Portugal.  Em visita de estudos ao Brasil, ele esteve na UNISANTOS e é o entrevistado da segunda edição do podcast “Conexão Pesquisa”.

Durante a entrevista, o professor José Gabriel fala sobre a origem do seu trabalho, a relação Brasil-Portugal, as novas gerações no ambiente midiático digital, as transformações culturais por conta das relações econômicas e os países lusófonos.

PRATA DA CASA – Egresso do curso de Jornalismo da UNISANTOS, o professor José Gabriel é pesquisador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Da turma de 2004, ele construiu uma carreira acadêmica logo após terminar a graduação e ser contemplado com uma bolsa de alto nível da União Europeia para América Latina (Alban), para cursar o mestrado em Ciências da Comunicação. Depois de atuar como docente na Universidade Católica Portuguesa, cursou doutorado na mesma instituição.

CLIQUE AQUI para acessar essa edição do “Conexão Pesquisa” ou busque por ‘PODCASTS UNISANTOS’ nas plataformas Deezer e Spotify.