ONU – Estudantes do curso de Relações Internacionais apresentam o podcast “Refúgio em Pauta”, do ACNUR

Podcast é desenvolvido pela Agência da ONU para Refugiados

Estudantes do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS participaram do podcast “Refúgio em Pauta”, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Com o tema “O conflito na Ucrânia e seus impactos na população civil”, o programa foi conduzido pelo recém-formado Lucas Fernandes Dias e pela acadêmica Lauriê Caroline Tenheri.

Com experiência no programa de áudio, uma vez que participam do podcast “Quarentena Global”, do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS, sob a coordenação do professor doutor Daniel Coronato, Lucas Dias e Lauriê Tenheri, a edição do ACNUR contou com os seguintes convidados: Marcos Coga, artesão brasileiro que estava na Ucrânia e na Rússia, mas precisou retornar ao Brasil após o conflito; o ucraniano Volodymyr Borodin, artista plástico que também está no Brasil; além dos pesquisadores Svetlana Ruseishvili (UFSCar) e Matheus Hernandez (UFGD).

Lauriê Caroline
Lucas Fernandes

APRENDIZADO – Lucas conta que o convite para participar do projeto da ACNUR surgiu durante as reuniões de pauta do Quarentena Global, no qual participa desde 2020. “A experiência foi incrível, fiquei muito contente em fazer parte disso. Aprendi muito durante a entrevista e me emocionei com os relatos dos participantes. Sou muito grato pelo momento que essa parceria entre ACNUR e UNISANTOS proporcionaram”, diz o egresso que colabora com o programa do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS, que consiste em produzir análises sobre diversos conteúdos nacionais e internacionais ligados à área das relações internacionais. “Me apaixonei tanto pelo trabalho que decidi continuar. É um ambiente muito bom”, conclui.

Para Lauriê, a experiência de conversar com refugiados superou suas expectativas. “Primeiramente eu achei que seria uma oportunidade incrível de dar voz aos estudantes e ao conhecimento que nós adquirimos ao longo do curso, mas com o passar das reuniões eu fui entendendo que essa experiência era ir além”, afirma a estudante que  começou a participar do “Quarentena Global” do curso, em 2021, e hoje coordena as mídias sociais do projeto.

CÁTEDRA – A UNISANTOS é uma das instituições brasileiras parceiras do ACNUR, desde dezembro de 2007, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que visa unir estudos e pesquisas relacionadas ao direito internacional dos refugiados, além de apoiar a integração dos que estão na condição de refúgio no País, por meio de projetos educacionais e sociais.