EXTENSÃO – UNISANTOS e TJ-SP formalizam parceria para que estudantes de Direito, Enfermagem e Psicologia atuem no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Reitor, professor mestre Marcos Medina, e a juíza Renata Gusmão durante a assinatura

Oferecer apoio e orientação às mulheres vítimas de violência doméstica por meio da Clínica de Psicologia, da Clínica Integrada de Saúde e do Escritório Modelo de Assistência Jurídica. Esse é o objetivo do termo de cooperação firmado entre a UNISANTOS e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos, na manhã de hoje (25), no Campus Dom Idílio José Soares.

O termo foi assinado pelo reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, pela juíza Renata Sanchez Guidugli Gusmão, titular da Vara do Juizado Especial Criminal (JECRIM) de Santos e coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Santos, e será assinado pelo desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente do TJ-SP.  O documento prevê a atuação de estudantes da Faculdade de Direito e dos cursos de Psicologia e Enfermagem da UNISANTOS.

Juíza Renata Gusmão

Para a juíza Renata Gusmão, esse termo é extremamente importante, pois viabiliza um atendimento completo às vítimas, desde a informação jurídica, até o olhar para a saúde física e psicológica. “A justiça restaurativa, como modelo de transformação social, olha para as necessidades dos envolvidos em conflitos ou crimes. Trazendo esse olhar diferenciado para essas necessidades, a gente consegue um melhor atendimento. Já para o aluno, é muito importante esse trabalho. Ele terá a vivência, é uma experiência impar”, comentou.

O reitor da UNISANTOS, professor Marcos Medina, destacou que a observação das grandes mazelas sociais deve traspor uma leitura racional, apresentada por diversos vieses, escolas e pensadores, sendo necessária a vivência. “A proposta é que os estudantes possam ter contato com a realidade e possam aprender com ela, se comprometer com a transformação. Esse viés, esse diálogo com a sociedade, é marca de todos os cursos da Universidade”, explicou.

Reunião foi realizada na Sala dos Conselhos, na Reitoria

Também participaram do ato de assinatura do termo, a diretora da Faculdade de Direito, a professora doutora Renata Soares Bonavides; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, a professora mestre Flávia Henriques; e professor mestre Ivan da Silva, da Faculdade de Direito; e o coordenador de Relações Institucionais, Cesar Bargo Perez.