TGI- Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolvem projeto de intervenção para Reserva Natural Thomas Van der Hammen, na Colômbia

Trabalhos foram expostos e apresentados no atelier
Maquetes reproduziram as principais intervenções

Área de savana de aproximadamente 1.395 hectares, localizada em Bogotá, na Colômbia, cujo objetivo é transformá-la em uma floresta urbana, a Reserva Natural Thomas Van der Hammen foi o objeto de estudo para a realização do Trabalho de Graduação Integrado (TGI), que foi apresentado no último dia 9. Disponível em 20 maquetes, desenvolvidas em 30 dias, o projeto, que reúne estudantes do 1º ao 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, entrou na sua 8º edição com a temática “Arquiteturas Efêmeras para a Reserva Thomas Van der Hammen”.

Estudantes fizeram diferentes estudos
Docentes fizeram observações sobre os projetos

Como parte do calendário das atividades de Projeto, o trabalho, que envolve ensino, pesquisa e extensão, exigiu uma série de estudos dos discentes que mergulharam em informações mais profundas sobre a reserva localizada na capital colombiana. Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, o professor mestre Ricardo Augusto de Mello Granata explicou que por meio de um convênio com a Universidade Católica da Colômbia, a UNISANTOS levou este projeto para a instituição e recebeu por parte de docentes colombianos a indicação da temática deste ano.

Foram produzidas 20 maquetes…
…com diferentes materiais

De acordo com o professor, que integra o TGI ao lado de todos os docentes do curso, o objetivo do trabalho é integrar os estudantes e discutir a Arquitetura de uma forma horizontal e vertical. “Nesse projeto nos integramos os alunos porque cada vez mais a Arquitetura é uma atividade coletiva e aqui você tem essa primeira experiência”, destacou.

Rafael Paixão

EXPERIÊNCIA- Vivendo pela primeira vez a experiência de produzir o TGI de forma presencial, o estudante do 5º semestre, Rafael Marques Paixão Santos, comentou que este ano o projeto foi ainda mais emocionante. Ele disse que os desafios para coletar informações, por conta do idioma e dos veículos

Marcelly Gomes

internacionais, deixou o trabalho ainda mais atraente. “A partir do momento em que os desafios apareceram, o projeto foi ficando ainda mais atraente para nós que tivemos a oportunidade de mais uma vez vivenciar o TGI”, ressaltou o futuro arquiteto.

Para Marcelly Medeiros Diniz Gomes, do 5º semestre, o espaço destinado pela Universidade é um dos diferenciais para que esse projeto seja executado com qualidade. Segundo ela, a proposta é interessante porque ajuda os alunos nas disciplinas ao longo do semestre. “Eu acho uma ótima demanda esse trabalho que o curso propõe, porque além de integrar os alunos ele prepara todos para as demais disciplinas”.

Talita Santos

QUALIFICAÇÃO- Prestigiando as apresentações dos trabalhos, a secretária de Planejamento e Governança de São Vicente, Talita Correa Santos, ressaltou que o TGI é fundamental para os estudantes entenderem como essa aplicação pode ter uma utilização para sociedade. Na visão da convidada, essa atividade possibilita a formação de um profissional diferenciado e muito mais qualificado para o mercado de trabalho. “Esse trabalho possibilita a formação de um profissional diferenciado, porque ele ficará muito mais qualificado para entregar produtos para a sociedade”, destacou.