PSICOLOGIA – Docente lança a obra “Porque a vida é agora ! Considerações sobre o mal-estar na Cultura Pós-Moderna”

Professora Thalita é líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Psicanalise e Cultura

Fruto dos resultados obtidos na sua pesquisa de pós-doutorado em Psicologia Clínica, a docente do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da UNISANTOS, a professora doutora Thalita Lacerda Nobre, lançou a obra “Porque a vida é agora: Considerações sobre o mal-estar na Cultura Pós-Moderna”.

Com selo da editora Juruá, a obra, que teve início em 2016 quando a docente iniciou sua pesquisa, faz uma análise a partir das transformações da vida pós-moderna, e do uso acentuado da tecnologia que tem modificado as relações pessoais e a forma como o sujeito se relaciona com o mundo cotidiano.

PESQUISA- Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Psicanalise e Cultura da UNISANTOS, a professora comenta que a ideia de pesquisar sobre este tema começou por meio do contato com os estudantes e de observações a respeito da mudança nas relações entre pessoas. “Eu comecei a observar essas questões e também criar uma hipótese de que isso poderia estar ligado ao uso da tecnologia e com a forma que estabelecemos a relação com o tempo”, explica a pesquisadora.

Durante o processo de elaboração, a docente procurou autores de áreas da sociologia, antropologia, psicanalise, recortes de jornais e sites, e através disso criou um diálogo até chegar ao resultado final do projeto. Segundo ela, ao longo dessa etapa algumas mudanças também aconteceram, como a pandemia que acabou causando um certo individualismo nas pessoas.

MAL-ESTAR- De acordo com a autora, a consideração ao mal-estar acontece devido aos períodos de sofrimento que as pessoas passam, e que isso funciona como se fosse um alerta de como a sociedade se organiza nessa questão do tempo e da tecnologia. “Ao longo do livro eu vou convidando o leitor a reflexão de como podemos pensar e mudar esse cenário”.

Com uma linguagem leve que cria um diálogo com o leitor, a obra não é indicada apenas para estudantes da área, já que ao longo da história existe uma conversa com outros segmentos de estudo e eventos que aconteceram neste tempo. Ela ainda destaca que outra ideia colocada é de que devemos investir mais na presença, cuidar de informações e saber administrar todas as questões voltadas com a tecnologia para que isso não se torne um risco.

A professora Thalita diz que pensa em prosseguir com os estudos dessa temática, devido às transformações que vem acontecendo na atualidade. “Algumas questões vão se transformando e eu tenho percebido que esse período pandêmico que passamos deixou algumas sequelas, e com isso surge algumas questões levantadas pelos alunos que podem ser pesquisadas”.