CULTURA – UNISANTOS entrega relatório técnico ao Ministério Público sobre a primeira fase de obras de acessibilidade da Fortaleza da Barra

Atracadouro foi reformado e ampliado

Um relatório técnico com todas as etapas da primeira fase de restauro e ampliação do atracadouro da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, das obras de contenção para adequação do caminho principal ao monumento, além da recuperação da murada do Fortim do Góes, foi entregue ao Ministério Público Federal, no último dia 11. Representantes do Ministério Público Federal, Secretaria do Patrimônio da União, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Prefeitura Municipal de Guarujá, além de representação política, conheceram as intervenções realizadas, sob a gerência da UNISANTOS, e o site patrimonioepertencimento.com.br, que reúne projetos do grupo de pesquisa “Patrimônio e Pertencimento”.

Comitiva visitou obras do Fortim do Góes

A comitiva visitou as obras do Fortim do Góes e puderam observar o trabalho minucioso que vem sendo feito para o restauro completo da fortificação, construída entre 1766 e 1767, que faz parte do conjunto da Fortaleza da Barra Grande. Também utilizou o novo píer e a passarela com toda acessibilidade e segurança e conheceu o projeto de pertencimento que vem sendo realizado por pesquisadores da UNISANTOS, que foi apresentado pelo assessor de Relações Institucionais, o professor doutor Cesar Bargo Perez, líder do grupo de pesquisa.

Dom Tarcísio Scaramussa

PATRIMÔNIO – Chanceler da UNISANTOS, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa disse que o ponto forte do projeto que a instituição está desenvolvendo é a integração do patrimônio com a comunidade e da comunidade com o patrimônio. “Além do resgate de todo o patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, esse projeto realmente acrescentou o patrimônio humano. Essa ideia do pertencimento veio valorizar ainda mais”.

Professor Cesar Bargo Perez apresentou trabalho da instituição no local

Reitor da UNISANTOS, o professor mestre Marcos Medina Leite disse que uma das conquistas mais importantes foi reunir diversos atores para construção de caminhos para a preservação e acessibilidade ao patrimônio. Ele agradeceu a todos os segmentos envolvidos no trabalho e ressaltou que se não houvesse a colaboração da comunidade local não seria possível realizar a primeira etapa de intervenções. “Para a universidade, esse momento é muito significativo, pois ‘nós’ nos confundimos com essa história”, destacou o reitor, ao lembrar que a UNISANTOS realizou muitas ações com a comunidade de Santa Cruz dos Navegantes e em prol da recuperação e preservação do monumento histórico, gerenciando durante 22 anos ininterruptos.

Monique de Godói Froes

POTENCIAL TURÍSTICO – Técnica do Ministério Público Federal, Monique de Godói Froes, representou o procurador da República, Roberto Farah Torres, e recebeu o relatório técnico de todo trabalho realizado. Ela destacou o potencial turístico do monumento e sua importância histórica e cultural, por isso disse o quanto é importante a sua preservação e as obras de acessibilidade. “Quando a gente observa as descobertas na Praia do Góes, com a restauração do Fortim, você percebe a importância que precisa ser dada ao patrimônio histórico cultural brasileiro. Esse trabalho com a comunidade é fundamental para mostrar que ela faz parte dessa história. É todo um conjunto de valores que você percebe que agrega muito. O resultado é bem positivo e é muito importante que seja dada a continuidade às intervenções”, disse.

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Luise Passarelli e Maria Beatriz Fernandes integram Grupo de Pesquisa ‘Patrimônio e Pertencimento’

Do Ministério Público Federal, o procurador da República Antonio José Donizetti Molina Daloia teve uma impressão muito positiva das obras realizadas. Ele trabalhou no início com ação cível pública, no recurso, para que todo o conjunto arquitetônico da Fortaleza fosse preservado. “A Universidade mostra toda a sua qualidade e excelência nesse trabalho. Isso é muito importante”, ressaltou.

Comitiva visitou todo o complexo

NOVAS ETAPAS –  O promotor de justiça Daury de Paula Júnior, que acompanhou o trabalho pela UNISANTOS, disse que agora é o momento de trabalhar nas próximas etapas, tanto no Fortim do Goes quanto na Fortaleza, com o projeto de acessibilidade total, inclusive com a passarela ligando a fortificação à Praia do Goes, além da revisão do prédio e a implantação de um museu, de forma autossustentável.

Daury de Paula Júnior

Participaram da reunião, o arquiteto Vitor Hugo Mori; o consultor na área do patrimônio cultural, o arquiteto Jaime Gomes Calixto dos Santos Júnior; o coronel Élcio Rogério Secomandi, professor emérito da UNISANTOS; o secretário de Cultura de Guarujá, Renato Marcelo Pietropaulo; a diretora de Patrimônio Histórico-Cultural e Arquitetônico, da Secretaria Municipal de Cultura de Guarujá, Andréia Feijó; o superintende da Secretaria do Patrimônio da União, Dênis Fabrício de Oliveira Selynes; a assessora da deputada federal Rosana Valle, Marinilza Monteiro Alves Pereira; funcionários da Prefeitura de Guarujá e da UNISANTOS.