EXCELÊNCIA – Recém-formada em Farmácia é aprovada em programa de residência da Faculdade de Medicina da USP

Gabriela Rodrigues da Costa

Recém-formada pelo curso de Farmácia da UNISANTOS, Gabriela Rodrigues da Costa foi aprovada no processo seletivo para o Programa de Residência em Assistência Farmacêutica Hospitalar e Clínica, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Concorrendo com estudantes de diversas partes do País, a egressa da Universidade obteve a segunda maior nota no programa que tem duração de dois anos e é um dos mais concorridos do Brasil.

Com um processo seletivo extremamente disputado, a jovem farmacêutica teve de superar duas etapas até a sonhada aprovação. Na primeira fase, ela realizou uma prova objetiva de 40 questões e outras três dissertativas com os seguintes conteúdos: Deontologia e legislação farmacêutica; farmácia hospitalar; farmácia clínica e atenção farmacêutica; controle terapêutico; farmacoeconomia; ética em saúde; sistema único de saúde (SUS) e cálculos farmacêuticos. Já na segunda etapa ela teve o seu currículo analisado pelo programa.

ESCOLHA – Integrante da primeira Liga Acadêmica de Toxicologia Clínica (LATOX) da UNISANTOS, fundada no ano passado, Gabriela da Costa comentou que a escolha da residência aconteceu devido a qualidade do programa oferecido pela USP e pela diversidade das áreas estudas. “Esse foi o único processo seletivo que participei porque ele é um dos melhores do País e me permite passar por diversas áreas, o que será um grande diferencial para o meu desenvolvimento profissional”, destacou.

Visando ampliar os seus conhecimentos ao longo do curso na UNISANTOS, a farmacêutica participou do Programa de Iniciação Científica da instituição, desenvolvendo a pesquisa “Análise da Cobertura Vacinal da BCG na Região Metropolitana da Baixada Santista”, sob a orientação da professora doutora Lourdes Conceição Martins. Segundo ela, esse projeto de iniciação científica foi extremamente importante para sua aprovação na USP, pois o conteúdo cobrado na prova dissertativa foi ao encontro dos estudos que desenvolveu durante a elaboração do projeto de pesquisa.

CONTRIBUIÇÃO – Formada na turma de 2021, Gabriela da Costa também fez questão de ressaltar a importância do curso de Farmácia, destacando que o auxílio dos professores ao longo das aulas foi fundamental. “Eu contei com o auxílio de excelentes docentes durante a minha jornada acadêmica na UNISANTOS e todos os conteúdos ministrados foram de extrema importância para o meu desempenho na prova de residência”.