INOVAÇÃO – Estudantes do curso de Farmácia da UNISANTOS desenvolvem medicamentos e cosméticos

Estudantes apresentaram produtos no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares

Desenvolver um medicamento ou cosmético inédito, com capacidade inovadora e visão de mercado. Este foi o desafio dos estudantes do curso de Farmácia da UNISANTOS ao criarem novos produtos com viabilidade para o mercado. Bastão para o tratamento de herpes labial, creme hidratante com foco em problema dermatológico crônico, gel tópico para combater o suor excessivo e creme rejuvenescedor foram as novidades apresentadas, no dia 2, para a comunidade acadêmica e familiares, no Campus Dom Idílio José Soares.

Os produtos criados pelos estudantes são fruto de um trabalho interdisciplinar que envolve as disciplinas de Cosmetologia, Farmacotécnica Industrial, Controle de Qualidade Microbiológico, Legislação e Bioética, Gestão Farmacêutica, e Toxicologia. “A atividade envolve pesquisa sobre princípios ativos e demais matérias-primas necessárias para desenvolver um medicamento ou um cosmético. Nos laboratórios da UNISANTOS, os estudantes fizeram testes de estabilidade e controle de qualidade, e, ainda, desenvolveram embalagens, rótulo e bula do produto”, disse a professora mestre Cláudia Alves Vieira Mulero.

Quickvir é indicado para tratamento de herpes

INOVAÇÃO – Produto inovador para o mercado, no formato e na aplicação, o Quickvir, para o tratamento de herpes labial foi desenvolvido pelos estudantes Fagner Agnaldo Aro, João Pedro Zandomenic, Maurício Pereira Rodrigues dos Santos e Maria Izabel de Lima Silva.  Feito à base de manteiga de cacau, cera de abelha e aciclovir, entre outros, o produto foi pensado com foco na adesão ao tratamento e no baixo custo. “A doença do herpes labial tem algumas questões a serem observadas, pois o tratamento muitas vezes constrange as pessoas, porque é feito com o uso de creme que deve ser aplicado várias vezes ao dia. Nós criamos um produto para disputar o mercado com a versão creme, mesmo não sendo um concorrente direto. O Quickvir garante a discrição para aplicação diária porque o bastão é feito à base de manteiga de cacau”, explicou Fagner Aro.

Hidratopia é um creme hidratante para pele seca

Creme hidratante para pele seca, o Hidratopia, desenvolvido pelas estudantes Nicolie Linda de Souza Lima Leite, Giovanna Duarte de Moraes e Beatriz Manoela Barboza Lopes, é composto por óleo de abacate, manteiga de karité, pantenol, óleo de algodão e niacinamida. Com hidratação intensa e ação calmante na pele, o produto inova em custo/benefício, sendo 100% nacional, sem fragrância e sem corante. “Esse é um produto 100% focado em pessoas com problema dermatológico e pele ressacada. Tem ativos que vão ajudar em processos inflamatórios e também melhora a aparência da pele”, disse Beatriz Lopes. Em relação ao custo, Giovana Moraes contou que o preço ficou acessível porque o grupo foi buscar ativos e propriedades acessíveis. Como tem uso diário, também foi pensada uma embalagem que pudesse render bastante.

Proposta do Hyperoxyn é o tratamento hiperidrose

MERCADO – O potencial farmacológico da oxibutinina, utilizada para o tratamento da incontinência urinária, foi o ponto de partida para que os estudantes Alisson da Silva Rodrigues dos Santos,  Dayane Félix de Almeida, Victória Sanches Coelho, Gabriela Rodrigues da Costa e Mirella Correia Tomazella criarem o Hyperoxyn, um sérum tópico para tratar que sofre com a hiperidrose, uma condição que provoca o suor excessivo.  Eles desenvolveram toda uma farmacotécnica e encontraram estabilidade ao incorporarem a oxibutinina e outras substâncias que auxiliaram na fórmula, como o hidróxido de celulose, o sódio, a glicerina, entre outros. A fórmula que foi desenvolvida também foi apresentada no 21º congresso Farmacêutico de São Paulo, que ocorreu entre os dias 10 e 13 de novembro.

Essential Care é um sérum rejuvenescedor

Desenvolvido pelas estudantes Maria Eugênia Melo dos Santos, Stefany de Souza Melo, Amanda Rocha Ferreira e Beatriz da Fonseca Ribeiro, o Essential Care é um sérum rejuvenescedor, composto de óleo vegetal de jojoba, óleo vegetal de semente de uva, óleo vegetal de argan e ácido hialurônico.  A partir de um estudo de mercado, o grupo constatou que havia uma demanda crescente por produto rejuvenescedor. Assim surgiu a ideia do produto, mas com uma proposta inovadora, utilizando a tecnologia do sérum, que não utiliza solventes, o que evita descarte desnecessário no ambiente. “Desenvolvemos um produto com uma nova tecnologia e com preço acessível. Tudo foi estudado, inclusive as cores (lilás e verde), pensando no bem-estar e na saúde”, disse Maria Eugênia.

Solange Bezerra

RECONHECIMENTO – Mãe de Maria Eugênia, Solange Bezerra de Melo aceitou o pedido da filha é foi a modelo para demonstrar como deve ser feita a aplicação do produto. A gravação em vídeo foi exposta durante a apresentação do Essential Care. “Este trabalho foi muito promissor, um grande incentivo do curso para os estudantes. Como mãe me sinto muito orgulhosa da minha filha. O produto realmente é bom. Só tenho a agradecer a UNISANTOS porque mesmo durante a pandemia ela se manteve à frente. Ela escolheu esse curso e desde o início gostou muito. Falou sobre o trabalho com propriedade, pois o aprendizado não é superficial. Eles estudam muito”, destacou Maria Eugênia que veio acompanhada pela irmã e o namorado de Maria Eugênia.