PRÁTICA – Estudantes do curso de Jornalismo realizam simulação de Coletiva de Imprensa com a banda Jungleman, cover da Red Hot Chili Peppers

Estudantes colocaram em prática todas as etapas de um coletiva

Vivenciando na prática uma das atividades desenvolvidas pelos profissionais da área de comunicação, os estudantes do 4º semestre do curso de Jornalismo realizaram, no dia 29 de novembro, uma simulação de Coletiva de Imprensa com a banda Jungleman, cover do grupo americano Red Hot Chili Peppers. A atividade presencial fez parte do conteúdo desenvolvido na disciplina Jornalismo Empresarial.

José Filipe e José Pedro Camara, fundadores da banda

Orientados pelo professor mestre Robnaldo Fidalgo Salgado, os alunos tiveram que colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos ao longo das aulas e dividiram suas funções em repórteres de diferentes mídias, assessores de imprensa e organizadores. Foi feito release do evento para integrar o press kit que trouxe como brinde um pen drive com a playlist da banda; convite para jornalistas, crachás, roteiro para mestre de cerimônias com as normas do evento; e coffee break. Os repórteres preparam as perguntas e também fizeram uma avaliação dos entrevistados com base nos critérios utilizados na realização de media training.

Fundadores da banda, os irmãos José Filipe Marques  Camara e José Pedro Marques Camara responderam as questões levantadas pelos estudantes e explicaram um pouco sobre o grupo e os projetos para o futuro. As perguntas foram em relação à formação, projetos, desafios durante a pandemia, divulgação em redes sociais, entre outras. “Foi muito bom participara desse evento. Nunca imaginei estar aqui respondendo questões e contando sobre a nossa trajetória”, ressaltou José Pedro.

Estudantes, docente e representantes da banda durante o encerramento da coletiva de imprensa

EXPERIÊNCIA – Para a estudante Bárbara de Melo Chiandotti, a experiência foi muita boa, por ter participado de todo o processo na organização do evento. “Ter realizado a coletiva de imprensa foi algo muito bom, tanto para mim quanto para a classe. Passamos alguns dias organizando tudo e tentando deixar da melhor forma possível para conseguir entregar o melhor que pudemos”.

Já Matheus Vieira Ribeiro Gonçalves disse que apesar de ter organizado outros eventos, nunca tinha imaginado realizar uma coletiva de imprensa, pois lidar com os “jornalistas” foi algo novo. “Também aprendi que o evento [institucional] pode ser organizado a partir da visão do assessorado. Deixá-los confortáveis para a entrevista foi interessante. Apesar de parecer fácil, neste sentido foi desafiador”, explicou Matheus Gonçalves.

Andressa de Oliveira Santos Évora Bráz disse que a experiência foi incrível. Ela foi mestre de cerimônias durante a coletiva e ressaltou que no início ficou tensa, mas logo se acostumou com o ambiente e desenvolveu com segurança o trabalho. “O papo fluiu bem, os representantes da banda tinham bom humor para responder qualquer pergunta. “Vamos levar essa experiência para a vida toda. Voltar para a UNISANTOS depois de quase dois anos de pandemia e realizar uma atividade prática como esta foi muito legal. Irá marcar para sempre o nosso retorno presencial”, destacou.