EMPREENDEDORISMO – Estudantes do curso de Nutrição da UNISANTOS criam produtos alimentícios voltados para portadores de determinadas patologias

Estudantes apresentaram suas criações no Laboratório de Gastronomia e Nutrição

De forma criativa e colocando em prática todos os ensinamentos adquiridos ao longo das aulas, os estudantes do 6º semestre do curso de Nutrição da UNISANTOS apresentaram, no último dia 26, os produtos alimentícios criados com o objetivo de auxiliar portadores no tratamento de determinadas patologias.

Fruto de um trabalho interdisciplinar, eles apresentaram os seguintes produtos: Muffin de Linhaça (muffin a base de linhaça, cúrcuma e morango para idosos com aterosclerose); Pizfit (pizza destinada para adultos com obesidade); Chocotonina (barrinha de chocolate para adolescentes com transtorno de depressão); Banana Muffin (muffin de banana para portadores de diabetes mellitus tipo II); e Ferrofinho (muffin salgado para crianças portadoras de anemia ferropriva).

Produtos são criados com foco em determinadas patologias

O desenvolvimento dos produtos foi orientado pelas professoras doutoras Rosângela Bampa Schattan (Marketing Nutricional), Renata Doratioto Albano (Nutrição Social) e Tássia do Vale Cardoso Lopes (Dietoterapia).

CRIAÇÕES – Do grupo responsável pela elaboração do Ferrofinho, a estudante Bruna Pires Barreto explicou que a ideia das estudantes era criar um produto que toda criança com deficiência de ferro consumisse. “Primeiro pensamos na doença e depois nos produtos que tornassem o produto mais atrativo para as crianças”, destacou a estudante.

Projeto é fruto de trabalho interdisciplinar

Com o objetivo de produzir um produto que chamasse atenção de crianças diabéticas em idade escolar, a aluna Jhennifer dos Santos Bispo, do grupo que criou o Banana Muffin, comentou que além de todos os testes realizados até chegar ao resultado final, os estudantes tiveram um feedback de crianças ao longo do processo. Ela ainda ressaltou que apesar da distância, o trabalho em equipe ajudou bastante na elaboração do produto. “Nós dividimos as tarefas entre os membros e trabalhamos em equipe todo o momento”, disse.

Desenvolvimento dos produtos é orientado por docentes

A estudante Mariana Cruz da Conceição, do grupo que criou a Pizfit, contou que a receita de massa de abóbora com farinha de berinjela foi pensada para transformar o processo de tratamento para obesidade em algo mais prazeroso, mas de forma saudável. “Mesmo sendo uma atividade desafiadora, foi interessante produzir esse produto, porque todo trabalho aliado à pesquisa aumenta ainda mais o nosso conhecimento na área”, ressaltou a aluna.

Produtos são criados com base no conhecimento do ano letivo

IDEALIZADORES

Muffin de Linhaça – idealizado pelos estudantes Derek Thomas dos Santos Boden, Jessica Vieira dos Santos, João Manoel Alves Flores e Lindauria Monteiro de Souza Miranda;

Pizfit – elaborado pelas alunas Juliana Duarte Carvalho Gomes; Leticia Cardoso Generoso, Lilian Ramos, Mariana Cruz da Conceição, Mariana de Abreu Anderson Ramos e Roberta Marques Cristiano;

Ferrofinho – resultado dos estudos de Ana Beatriz Petito Vieira, Bruna Pires Barreto, Gabriela Gavaldão Casolaro, Isabela Barbosa Hernandes do Amaral, Julianna Iná Patelli e Laís da Silva Meschini;

Banana Muffin – criado por Caio Cezar Barros, Jaqueline da Silva Cândido, Jhennifer dos Santos Bispo e Letícia Marques;

Chocotonina – fruto do trabalho das estudantes Bárbara Ferreira, Priscila Paulino, Rafaela Norbiate, Sabrina Costa e Victoria Barros.