JUBILEU DE PLATINA – Missa comemorativa e homenagem na Catedral de Santos dão início às celebrações pelos 70 anos da história da Universidade Católica de Santos

Celebração reuniu autoridades civis e religiosas, dirigentes, funcionários docentes e administrativos

Marcada pela lembrança e pelo reconhecimento daqueles que iniciaram o projeto da Universidade Católica de Santos, a Missa comemorativa, no dia 28 de agosto, pelos 70 anos do início da trajetória da UNISANTOS, com a fundação da Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL), mantenedora da instituição e Liceu Santista, reuniu autoridades civis e religiosas, dirigentes, funcionários docentes e administrativos. O local da cerimônia, a Catedral de Santos – Paróquia Nossa Senhora do Rosário, não poderia ser outro, afinal é a sede da Diocese de Santos.

Homenagem na cripta antecedeu a missa comemorativa

A missa foi antecedida por uma homenagem na cripta, local em que estão sepultados os bispos Dom Idílio José Soares (1943/1966), o idealizador da SVSL, e Dom David Picão (1923/2009), que esteve à frente da instituição de 1966 a 2000, período de  crescimento das faculdades católicas e que culminou no reconhecimento da UNISANTOS, tornando-se a primeira universidade da região, em 1986.  O reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, ressaltou os 70 anos de uma caminhada de trabalho e o empreendedorismo da Igreja em prol da educação católica, fazendo referência aos bispos que fazem parte dessa história de conquistas e desafios.

Pró-reitora de graduação, Rosângela Ballego Campanhã, e pró-reitora administrativa, Mariangela Mendes Lomba Pinho leram o Salmo Responsorial

Presidida pelo chanceler da UNISANTOS e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, a missa foi concelebrada por vários sacerdotes. Entre eles, estavam: o vice-presidente da SVSL, padre Antonio Baldan Casal; o pró-reitor de Pastoral da Universidade, padre Cláudio Scherer da Silva; e o diretor do Instituto de Teologia São José de Anchieta da UNISANTOS, padre Antonio Alberti Finotti.

Reitor, professor Marcos Medina Leite, durante leitura na cerimônia

Durante toda a cerimônia foi ressaltado o papel da educação católica e de seus colaboradores docentes e administrativos, pelos relevantes serviços à sociedade. O trabalho da UNISANTOS frente aos desafios futuros também foi lembrado com foco em sua missão de “formar cidadãos com base nos princípios da solidariedade, da justiça e do respeito aos direitos humanos, fortalecidos pela ética cristã e com competência profissional para atuar em uma realidade sociocultural heterogênea e sujeita a frequentes mutações”. Durante o ofertório, professores, funcionários e estudantes foram representados como símbolo da aliança no ambiente acadêmico.

Gerente executivo da SVSL, Alberto Ferreira do Carmo Filho apresentou a ata da reunião inaugural durante o ofertório

PIONEIRISMO – Gerente executivo da Sociedade Visconde de São Leopoldo, Alberto Ferreira do Carmo Filho ressaltou a importância da instituição, com a instalação do primeiro curso jurídico na região e o reconhecimento da primeira universidade. Lembrou do trabalho pioneiro de Dom Idílio José Soares e a continuidade da educação católica tendo à frente Dom David Picão (1966 a 2000), Dom Jacyr Francisco Braido (2000 a 2015) e Dom Tarcísio Scaramussa, que, em 2015, tornou-se bispo diocesano e assumiu a chancelaria da UNISANTOS e posteriormente a presidência da SVSL.

“Eu me sinto honrada por ter tido essa oportunidade de participar de uma grande empresa educacional, que procurou não só instruir como criar o sentimento de cidadania de todos aqueles que frequentaram a Universidade. Eu agradeço essa oportunidade e estou muito feliz pelos 70 anos da Universidade Católica de Santos”, disse a professora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade, mestre e doutora em História Social, docente da UNISANTOS desde 1966.

No ofertório, papel de estudantes e colaboradores docentes e administrativos foram destacados

Idealizadora do Centro de Documentação da Baixada Santista e do Roteiro Histórico pelo centro de Santos, a professora Wilma Therezinha contou que como historiadora e pesquisadora a sua responsabilidade é maior. “Eu procurei sempre estimular os alunos a estudarem a história não só como uma coleção de curiosidades, mas procurando fazer com que eles entendam a relevância do conhecimento, não só do conteúdo como também do sentido”.

Diretora do Liceu Santista, a professora mestre Cláudia Cristina Taboada Mathias Santiago disse que a celebração foi emocionante porque lembrou da sua trajetória na instituição, desde estudante até os dias atuais. Lembrou que a Universidade e o Liceu trabalham com os jovens e os seus sonhos. “Penso que a instituição contribui de alguma forma para que cada pessoa consiga vencer e alcançar os seus sonhos. A grande contribuição é o olhar para comunidade, pensar nos menos favorecidos, acolher essas pessoas para que elas ganhem seu lugar na sociedade”.