INTERNACIONAL – Estudante da Universidade de Coimbra faz mobilidade acadêmica na Faculdade de Direito

Bernardo Miguel de Meneses

“Estudar em outra universidade, ainda que de forma remota, tem sido uma experiência diferente”, afirma o português Bernardo Miguel Caldeira Mendes de Meneses, da Universidade de Coimbra, que desde o mês de março frequenta as aulas no curso de Direito da UNISANTOS, por conta do Programa de Mobilidade Acadêmica que a instituição mantém com dezenas de universidades de diferentes países.

No último ano do curso de Direito em Portugal, o jovem veio para o Brasil para a experiência de seis meses de intercâmbio na UNISANTOS, que termina neste semestre. Ele destaca que o contato com uma nova cultura e com o sistema de ensino da UNISANTOS, que inclui atividades interdisciplinares, foram muito proveitosos, por isso recomenda. “Eu aconselho. É um ponto positivo no currículo, além de ser uma experiência pessoal única”.

ATUAÇÃO – Sobre os aspectos profissionais de sua escolha, ainda não tem certeza em que área pretende seguir. Mas, acredita que através da interdisciplinaridade, todas as áreas vão se unir. Seu interesse maior hoje está no direito empresarial, penal e esportivo. Ele argumenta que essas temáticas estão crescendo. “Temos que tentar sempre juntar aquilo que nos garante com aquilo que mais gostamos”.

Em relação à escolha pelo Brasil para realizar a mobilidade acadêmica, ele ressalta que o País tem potencial, apesar de problemas estruturais básicos. Sua opção pela UNISANTOS ocorreu depois de pesquisar sobre as instituições brasileiras e identificar os diferenciais da UNISANTOS, reconhecida pela excelência na qualidade de ensino e tradição na área jurídica.

Para saber mais sobre a Mobilidade Acadêmica e as oportunidades de fazer o intercâmbio em diferentes universidades de outros países, clique AQUI.