PODCAST – Estudantes de Arquitetura e Urbanismo vencedores, pelo voto popular, do Trabalho de Graduação Inicial contam como foi a experiência do projeto

Mapeamento do projeto ‘Unidade Móvel de vacinação logística populacional e viral’

Com o projeto “Unidade Móvel de vacinação logística populacional e viral”, o grupo formado pelos estudantes Izadora Audrey Campos de Castro Imperadeiro do Canto (1º semestre), Letícia Vasconcelos Vidal Varandas (3º semestre), Gianlucca Veiga Melone (5º semestre) e Nicole Lira Pereira (5º semestre) foi o vencedor pelo voto popular do Trabalho de Graduação Inicial (TGI) do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS. De um total de 49.824 votos, a equipe conquistou 84,5% da preferência popular.

Nicole
Izadora

Para conhecer as impressões dos estudantes sobre o desafio, a importância do trabalho e reconhecimento pelo voto popular, ouça o Podcast Acontece UNISANTOS com as estudantes Izadora Audrey e Nicole Pereira. CLIQUE AQUI. Se preferir, busque por ‘ACONTECE UNISANTOS’ nas plataformas Deezer e Spotify.

Gianlucca
Letícia

Desenvolvendo as peças em programas como AutoCAD e Photoshop, o estudante Gianlucca Melone explica o objetivo do projeto do grupo. “Decidimos que a opção mais viável seria levar a vacina até às pessoas de forma a evitar com que a população precisasse se deslocar por grandes distâncias. Dessa forma, com uma unidade móvel de vacinação, isso se tornaria possível e não causaria transtornos”. Já Letícia Vasconcelos conta que ao longo das quatro semanas de produção do trabalho, o grupo realizou uma série de reuniões virtuais para debater o andamento da atividade. Sobre o trabalho, ela destaca: “projetos científicos e de pesquisa são essenciais para a formação de qualquer estudante independente de sua área de estudo. Esse trabalho ajuda o aluno a entender mais amplamente um assunto específico que geralmente não são explorados em sala de aula”, finalizou.

TEMA CENTRAL – No total, oito projetos de estudantes do 1º ao 7º semestre concorreram ao certificado de mérito do TGI que, neste ano, apresentou o tema “Arquitetura de contingência – estruturas para imunização em larga escala”. Orientados por todos os docentes do curso de forma coletiva, eles iniciaram realizaram o desafio entre os dias 10 de fevereiro e 3 de março, com o objetivo de contemplar nas propostas questões de saúde pública em função da pandemia de Covid-19, com foco nos problemas e urgências das cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Tema central foi ‘Arquitetura de contingência – estruturas para imunização em larga escala’

O grupo formado pelas estudantes Rafaella Macedo Freire (1º semestre), Ana Claro Falco de Araújo (3º semestre); Rebecca Brandão dos Santos (5º semestre) e Luana Monteiro Lobo (7º semestre) ficou com a segunda colocação na votação popular com o projeto “Unidade Móvel e sustentável para imunização viral”. Já as estudantes Victória Macedo Pedroso (3º semestre), Juliana Edila Silva de Carvalho (5º semestre) e Letícia Vieira Pozo (7º semestre) conquistaram a terceira colocação com a proposta “Arquitetura emergencial caminhos VUC da vacinação em massa”.

PROJETO – O TGI faz parte do calendário de atividades de Projeto e configura um exercício único e abrangente, cujo objetivo principal é integrar verticalmente todas as disciplinas do curso e seus discentes. Além disso, o exercício poderá apontar as oportunidades na seleção de áreas e programas de interesse, tanto para o desenvolvimento de atividades do curso de projeto, como para a escolha dos Trabalhos de Conclusão de Curso.