E-BOOK – Editora Universitária Leopoldianum lança obra sobre Gilberto Mendes, um dos maiores músicos do País

Com o selo da editora Universitária Leopoldianum, acaba de ser lançado o e-book “É SAL É SOL É SUL DE NOUVEAU… POIS – Gilberto Mendes: Modernidade, pós modernidade, transmodernidade na música contemporânea brasileira”. A publicação faz uma homenagem a um dos maiores músicos do País e ao mesmo tempo ressalta o papel da Cátedra Gilberto Mendes, da UNISANTOS, instalada em 2018, que tem o objetivo de contribuir para o conhecimento e desenvolvimento das linguagens e técnicas musicais.

O e-book, organizado pelo músico, professor doutor Antonio Eduardo Santos, também reforça o papel de protagonismo cultural e científico desenvolvido pela UNISANTOS ao longo das últimas décadas, e é um justo reconhecimento da tradição que a cidade de Santos desempenha no cenário da música erudita contemporânea nacional.

A publicação apresenta o percurso de Gilberto Mendes como músico, estimula o debate e homenageia o compositor santista. Traz, ainda, um apêndice especial:  uma longa entrevista do maestro Gilberto Mendes ao jornal laboratório ENTREVISTA, do curso de Jornalismo da UNISANTOS, publicada em 1976.

CAPÍTULOS – Os capítulos que compõem o e-book são os seguintes: “Uma modernidade pós moderna: a música de Gilberto Mendes em formação, de Antonio Eduardo Santos; “A aventura transmoderna de Gilberto Mendes, de Carla Delgado de Souza; “Gilberto Mendes e a música de câmara para flauta transversal: análise musical da série ‘retratos’, de Cibele Palopoli; “Poucos entendem essa música, mas seu público está cada vez maior: o jornalismo cultural e a vanguarda do festival música nova de Santos, nos anos 1970”, de Diósnio Machado Neto; “A pesquisa vocal de Gilberto Mendes: algumas reflexões sobre a música coral de sua fase experimental”, de Fernando de Oliveira Magre; “Cultura do diálogo: o pensamento musical heterodoxo de Gilberto Mendes”, de Silas Palermo; e “Um minimalista acidental”, de Rodolfo Coelho de Souza.

Para acessar a obra, clique AQUI.