PESQUISA – Docentes do curso de Arquitetura e membros do Observa BS apresentam pesquisa no ENANPARQ & Diálogos Internacionais

Docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, as professoras doutora Mônica Antonia Viana e mestre Lenimar Gonçalves Rios participaram, no dia 3 de março, da VI edição do ENANPARQ & Diálogos Internacionais. Representando o Observatório Socioespacial da Baixada Santista- Observa BS, a coordenadora e a membro do grupo de pesquisa apresentaram o artigo “Direito à Cidade e Ocupação em Áreas de Risco Geológico na RMBS: Tecnologia e Omissão Estatal”.

 

Fazendo parte da mesa temática 33 do evento, o artigo apresentado de forma remota analisa os fenômenos relacionados às enchentes e aos deslizamentos, com ênfase nos escorregamentos de encostas ocupadas por assentamentos precários na Região Metropolitana da Baixada Santista. Além disso, as pesquisadoras concluíram que apesar da tecnologia desenvolvida para prevenir e corrigir riscos geológicos, a descontinuidade de investimentos, políticas públicas e a omissão do poder público na aplicação de medidas recomendadas têm sido fatores de agravamento do risco e vulnerabilidade social nos municípios centrais da região.

 

Para assistir a apresentação do artigo, clique AQUI.

 

ENANPARQ– Na sua VI edição, o evento teve como objetivo instigar reflexões na área da Arquitetura e Urbanismo, por meio de limiares, travessias, transições e deslocamentos de um campo científico nacional e estrangeiro, em especial latino-americano.

 

 

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!