ACERVO – 10 anos, 138 episódios, oito temporadas e mais de 100 entrevistados. Site do Programa Urbanidades reúne acervo completo da produção dos estudantes

Todos os episódios estão disponíveis no site

Primeira produção da Universidade a ser veiculada na TV UNISANTOS, o Programa Urbanidades completa 10 anos em novembro de 2021. Em quase uma década de história, foram mais de 100 entrevistados, pautados por suas atividades profissionais ou atuações sociais, refletindo criticamente sobre diversos aspectos do nosso cotidiano. Foram abordados diversos temas relacionados à saúde, meio ambiente, cultura, esporte, justiça social, estilo de vida, entre outros, e todos os episódios estão disponíveis em www.programaurbanidades.com.br.

O programa mais recente, um especial sobre a situação atual da pandemia de coronavírus e o ritmo da vacinação em Santos, foi gravado no início deste ano. Participam a médica e professora doutora Carolina Luísa Alves Barbieri, docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da UNISANTOS e coordenadora projeto Observatório das Vacinas da UNISANTOS; e a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos, a enfermeira doutora em Ecologia e Saúde Ambiental, Ana Paula Nunes Viveiros Valeiras.

Episódio inaugural abordou o descarte de medicamentos

O episódio inaugural, exibido de 26 de novembro de 2011, tratou do descarte de medicamentos. Com a participação da fiscal da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, professora mestre Lia Keiko Watanabe, e do representante do Centro de Informações sobre Medicamentos da UNISANTOS, professor doutor Paulo Ângelo Lorandi, as entrevistas contribuíram para alertar à população sobre os riscos do descarte em meio ao lixo comum, os prejuízos ao meio ambiente e a questão da sustentabilidade.

Atualmente o Programa Urbanidades integra o currículo do curso de Jornalismo da UNISANTOS e é transmitido pela TV UNISANTOS, retransmissora da TV Brasil para a Baixada Santista (Net 12 e UHF 40), aos sábados, às 21 horas, com reprise aos domingos, às 12 horas, e nas madrugadas de segunda-feira, à 1 hora. No rádio, a produção é transmitida pela Rádio Boa Nova FM (96,3 MHz), emissora parceira da instituição, aos sábados, às 8 horas.