EXCELÊNCIA – Pesquisa desenvolvida por bolsista do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio é publicada em revista da UFJF

Júlio Fragoso foi premiado na Mostra Científica da UNISANTOS

Desenvolvida no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio da UNISANTOS, a pesquisa “Processos fonológicos na escrita infantil: efeitos de estabilidade e instabilidade”, elaborada pelo estudante Júlio Fragoso Silva, do Colégio Verde que te Quero Verde, foi publicada pela Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais.

Sob a orientação da professora doutora Graziela Pigatto Bohn, a pesquisa que originou o artigo analisou a escrita inicial de crianças das três primeiras séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas de Santos. Ela foi uma das premiadas na X Jornada de Iniciação Científica para o Ensino Médio da UNISANTOS, que ocorreu em outubro do ano passado. O objetivo do estudo foi verificar de que forma os processos fonológicos do português brasileiro se manifesta na escrita inicial: a harmonização vocálica (HV) e o sândi externo. O resultado da análise mostrou que esses processos têm diferentes reflexos na escrita. A harmonização vocálica apresenta maior instabilidade enquanto o sândi maior estabilidade, indícios de que esses processos possam ter propriedades distintas na língua adulta.

Revista de Estudos Linguísticos

FORMAÇÃO – “Penso que essa publicação científica é um reflexo de toda dedicação e investimentos que tivemos durante a pesquisa”, diz Júlio Silva ao considerar que a iniciação científica colaborou ainda mais para sua formação e despertou sua atenção para a pesquisa. Inspirado pela sua orientadora, a professora Graziela Bohn, ele ressalta os benefícios dos investimentos científicos da Universidade. “Vejo que a Iniciação Científica da UNISANTOS é extremamente benéfica para os participantes e à sociedade, porque ela permite que os estudantes entrem em contato com o mundo acadêmico de uma maneira mais aprofundada. Além disso, o Programa também desperta a vontade de atuar como um pesquisador profissional no futuro”, destaca.

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA – O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio integra o Programa de Educação Científica da UNISANTOS, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas. Para saber mais, clique AQUI.

Para acessar a publicação, clique AQUI.