INTERNACIONAL – Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação participa do EDUCON 2020

“Novos Tempos: A Urgência de Novas Pedagogias e Novas Didáticas” foi tema da mesa-redonda que contou com a participação da pesquisadora da UNISANTOS, a professora doutora Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, ontem  (24), durante o XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON).

Presente em mais uma edição do Colóquio a professora Maria Amélia Franco, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, comentou que aprender e ensinar são questões desafiadoras e exigem a dedicação de todos para poder resistir às novas políticas neoliberais que transformaram as salas de aula em lugares frios e sem sentido. Ela ressaltou que essa forma de educação é inadequada e que devemos pensar em todo processo. “Educação e formação devem ser o sentido da humanidade, em que as escolas devem marcar as nossas vidas e todo o processo em sala de aula”, disse.

Doutora em Educação e docente da Universidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a professora doutora Sueli de Lima Moreira declarou que nesse momento de transformações devemos aprender a trabalhar de forma colaborativa. “Nesse momento em que parece que tudo vai desmoronar, é muito bom saber que estamos unidos e trocando informações sobre a educação”. Para a professora doutora Aline Daiane Nunes Mascarenhas, da Universidade do Estado da Bahia, a educação requer urgências no seu pensamento e que este momento de ensino remoto escancarou ainda mais as desigualdades existentes.

EDUCON- Com o objetivo de debater as questões pedagógicas da atualidade, o evento também contou com a participação do presidente da comissão científica do EDUCON, o professor doutor Bernard Charlot, titular emérito da Universidade de Paris e voluntário da Universidade Federal de Sergipe. Além da participação do doutor em Educação, a mesa teve como mediadora a professora doutora Ana Maria Lourenço de Azevedo.