Docente explica importância da aplicação do Compliance Penal Empresarial para evitar problemas no âmbito jurídico

Professor Paulo Roberto de Jesus

Com objetivo de debater a respeito da área do Direito que tem como função auxiliar as empresas na adoção de boas práticas no âmbito interno e jurídico, no dia 27 de agosto, o webinarCompliance Penal Empresarial” marcou o penúltimo dia de debates da 67ª edição da Semana Jurídica da Faculdade de Direito da UNISANTOS.

O evento teve como palestrante o docente do curso de Direito da Universidade, o professor mestre Paulo Roberto Costa de Jesus, que durante o webinar fez questão de apresentar pontos importantes a respeito do assunto para os estudantes que participaram da palestra. Mestre em Direito Internacional pela UNISANTOS, ele explicou que a Compliance Penal utiliza uma abordagem preventiva, em que o foco está em identificar potenciais brechas de segurança e comportamentos suspeitos, diferente do Direito Penal.

O advogado ainda ressaltou que nos dias de hoje a Compliance é utilizada em diversas empresas com o intuito de evitar problemas no âmbito jurídico. “Hoje em dia, as empresas contam com esse setor que tem o objetivo de fiscalizar e evitar problemas futuros”, finalizou.