REVISTA ARCO – Estudantes de Jornalismo retratam histórias de profissionais que atuam nas madrugadas

Capa da nova edição

“Enquanto a cidade dorme”. Esse é o tema central da nova edição da Revista Arco, produzida pelos estudantes do 5º semestre do curso de Jornalismo da UNISANTOS. Apesar da pandemia da Covid-19, os futuros jornalistas adaptaram todo o processo de produção da publicação, utilizando as tecnologias digitais, para retratar a rotina de personagens que desenvolvem suas atividades profissionais quando a maior parte da população descansa, nas madrugadas.

As noitadas da DJ Mariele no mundo das raves; a rotina da enfermeira Ana Paula, que herdou o sonho da mãe; o dia a dia do técnico em química e corretor de seguros Estácio Luiz Aloísio Guimarães, que construiu uma vida trabalhando em turnos; e as madrugadas solitárias do padeiro Josmário Alves da Silva são algumas das histórias apresentadas. São muitas as motivações, como descreve o próprio editorial da publicação. “Seja pelo desejo de brilhar nos palcos, de transcender com a música em meio à multidão, ou mesmo de desesperadamente ter o que comer quando voltar para casa”.

Padeiro Josmário da Silva é um dos personagens

HISTÓRIA – Criada em 2011, a Arco é uma Revista Laboratorial do Curso de Jornalismo da UNISANTOS. Os estudantes são responsáveis por todo o processo de produção, desde a pauta até a elaboração de textos, fotos e diagramação. A publicação se define pelo foco nos personagens, nos lugares e na cultura específica da Baixada Santista. Todo o conteúdo é produzido sob orientação da professora mestre Lídia Maria de Melo.

Confira a edição digital da REVISTA ARCO.