FÉ – Pró-reitor de Pastoral fala sobre a celebração de Corpus Christi durante a pandemia de Covid-19

Data em que a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia é reafirmada, o Corpus Christi, celebrado AMANHÃ (11), será vivenciado de forma diferente, por conta da pandemia de Covid-19. Não haverá a tradicional montagem de tapetes e nem as procissões, mas celebrações a distância ocorrerão em diferentes paróquias da Região Metropolitana da Baixada Santista. A data, que representa o sacramento da eucaristia como forma de lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo, será celebrada por meio das redes sociais.

 

Celebrada única e exclusivamente pela Igreja Católica, a data, que vem na esteira da Páscoa, passando pela Santíssima Trindade, reafirma a missão da ressurreição de Cristo entre os fiéis e manifesta o sentimento de participação das pessoas durante o preparo das ações que fazem parte dos festejos de Corpus Christi.

 

O pró-reitor de Pastoral da UNISANTOS, padre Cláudio Scherer da Silva, lembra que desde o início da pandemia, as plataformas digitais se tornaram a extensão da igreja dentro de cada domicílio. Da Igreja Imaculado Coração de Maria, ele afirma: “Aqui as missas pelas redes sociais têm funcionado muito bem, pois conseguimos manter a comunidade conectada e vivendo o mistério da fé. As redes sociais são o caminho para manter a fé e o incentivo entre as pessoas”.

 

Padre Cláudio Scherer da Silva

TRADIÇÕES – Com a realização das missas por meio das plataformas digitais, tapetes elaborados pelos fiéis nas suas respectivas casas e enviados para a Paróquia Coração de Maria também serão apresentados durante a missa. Já a procissão que levaria a hóstia consagrada será adaptada. Apenas o padre sairá às ruas conduzindo o ostensório.

 

O padre, que é docente dos cursos de Comunicação, Enfermagem, Engenharia, Farmácia, Gastronomia, Psicologia e Relações Internacionais, lembra que a principal mensagem que esta celebração religiosa leva para as pessoas neste momento é de que Deus está sempre junto de nós. “Ele nunca nos abandona, porque dentro do sofrimento Deus prova o seu amor e mostra que podemos caminhar tranquilos, pois ele está presente na nossa vida”, destaca.

 

MISSA – Para acompanhar a missa de Corpus Christi, que será realizada na Paróquia Imaculado Coração de Maria, a Pastoral da Universidade transmitirá por meio do Facebook da UNISANTOS, a partir das 19h.  Clique aqui https://www.facebook.com/catolicaunisantos/. Para conferir o calendário das celebrações das demais paróquias da região, clique AQUI.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!