MEDICAMENTOS – Coordenadora do curso de Farmácia da UNISANTOS publica artigo em revista de Epidemiologia

Pesquisadora Marlene Vieira

“Gasto privado com medicamentos entre idosos e o comprometimento da renda familiar em município de médio porte no estado de São Paulo”. Esse é o título do artigo desenvolvido pela coordenadora do curso de Farmácia da UNISANTOS, a professora doutora Marlene Rosimar da Silva Vieira, que foi publicado na edição de maio da Revista Brasileira de Epidemiologia.

A pesquisa, que contou com a participação da coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da UNISANTOS, a professora doutora Cláudia Renata dos Santos Barros, teve como objetivo analisar o gasto privado da compra de medicamentos e o comprometimento que ela ocasiona na renda familiar por idosos. Durante o processo, os pesquisadores realizaram uma amostragem probabilística por conglomerados, em dois estágios, que foram considerados como unidade primária, além de desenvolverem entrevistas presenciais por meio de questionários estruturados.

A conclusão é de que o custo gerado pela aquisição de medicamentos é uma das formas pelas quais se manifesta a desigualdade na sociedade e de que a ampliação gratuita de medicamentos seria uma das formas para aumentar o acesso das pessoas e evitar os gastos. O trabalho conta ainda com a parceria da farmacêutica egressa da UNISANTOS e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Saúde da UNISANTOS, Sylvia Fortes Restrepo,  e da professora doutora Aylene Emilia Moraes Bousquat, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

DOCENTES- A pesquisadora Cláudia Barros é mestre e doutora em Saúde Pública. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Saúde Coletiva da UNISANTOS, é líder de grupo de pesquisa na instituição e integra equipes brasileiras de estudos epidemiológicos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Coordenadora e docente do curso de Farmácia da UNISANTOS, a professora Marlene Vieira é mestre em Ciências pela Universidade Federal do Paraná e Doutora em Saúde Coletiva pela UNISANTOS. Também atua como docente no curso de Nutrição.

Para acessar o artigo, clique AQUI.